Ibiam adere ao Programa Pró Letramento

Maio, 24 de 2011

O Pró-Letramento é um programa do Governo Federal que traz uma linguagem inovadora para o aprendizado da matemática e da linguagem

Com objetivo de oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, a Prefeitura de Ibiam, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte oferece aos profissionais da Educação Municipal uma série de oportunidades de formação continuada, exemplo, o Programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação, por meio de parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No Município o programa foi lançado ainda em 2010, e neste ano teve início no mês de fevereiro e se prolongará até o mês de setembro, com encontros às segundas-feiras, no Centro Educacional “Eliziane Titon”, onde Professores estudam e recebem instruções de Matemática, com orientação de Mônica Tragancin Holleweger – Orientadora Educacional, que é a tutora da disciplina e de Fátima Fontana Gonzatto – Supervisora Escolar, tutora da área de Alfabetização e Linguagem.

O Programa é ministrado na modalidade semipresencial. Para isso, o Município utiliza material impresso e vídeos, além de atividades presenciais e à distância, acompanhados pelas tutoras. Na prática são propostas situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente, para que os educadores possam desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem.

Para a Secretária de Educação de Ibiam, Marilene Valesan Borsoi, a formação continuada é uma exigência da atividade profissional no mundo atual, não podendo ser reduzida a uma ação compensatória de fragilidades da formação inicial. “A formação e capacitação continuada deve desenvolver atitudes investigativas e reflexivas, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado”, afirma.

As tutoras Mônica e Fátima acreditam que o curso é uma formação a mais e muito importante na capacitação dos Professores, pois o objetivo é atualização e avanço no conhecimento, para que possam responder com eficiência as demandas que a atividade ensinar exige dos profissionais da Educação. Com isso, Secretária, Tutoras e Professores sabem que terão cada vez mais sucesso na busca  de melhorar a qualidade da Educação dos alunos em sala de aula.