Ibiam participa do 1º Seminário sobre o Desenvolvimento da Piscicultura na Região da AMARP

O prefeito Nelson Mario Grassi (Pila) acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento Eugenio Victorio Rossato (Nico) e da Médica Veterinária do Município –Silvana Galvan, participaram na sexta-feira (14/05), do 1º  Seminário sobre o  Desenvolvimento da Piscicultura na Região da AMARP, realizado no auditório da AMARP, na cidade de Videira.

O evento contou com a presença do Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vereadores, técnicos ligados ao setor agropecuário e produtores rurais de toda a grande região do Meio Oeste interessados em obter informações e novos conhecimentos sobre o desenvolvimento da atividade pesqueira, especialmente na pequena propriedade agrícola, característica da região.

O objetivo do Seminário foi o primeiro passo para criar mecanismos que garantam uma proteção para o desenvolvimento da piscicultura da região  que independa da vontade e das constantes mudanças políticas. Uma espécie de acordo para o Desenvolvimento da Piscicultura em todos os municípios da AMARP.

Os participantes tiveram acesso a um diagnóstico individual de cada município membro da Associação e a consolidação dos dados dos referidos diagnósticos, comprovando a necessidade de incentivos para um perfeito desenvolvimento da importante atividade da pesca aos pequenos produtores rurais.

De acordo com o Ministro Altemir Gregolin, o Governo Federal possui políticas públicas eficientes e disponibiliza recursos para investimentos no setor. Porem, a região precisa implementar e organizar uma cadeia produtiva capaz de proporcionar aos piscicultores meios e condições de entrarem no mercado em condições de competitividade e obter lucros.    Para o prefeito de Ibiam Nelson Mario Grassi (Pila), a piscicultura já está se tornando uma boa alternativa de agregação de valores na agricultura familiar. Pila diz que em seu município são grandes os pedidos de abertura e reforma de açudes e que a criação de peixes pode se tornar nos próximos anos, mais uma alternativa de renda no campo, além de proporcionar às famílias fonte de alimento rico em proteínas e vitaminas.

Diagnóstico sobre a psicultura nos Municípios da AMARP

INFORMAÇÃO QUANTITATIVO
 Número de Propriedades Rurais dos Municípios da AMARP  9.603
 Número de Propriedades Rurais dos Municípios da AMARP com Açudes   4.294
 Total de Açudes nos Municípios da AMARP  7.921
 Área ocupada com açudes nos municípios da AMARAP  2.921 hectares

MUNICÍPIOS DA AMARP

INFORMAÇÃO QUANTITATIVO
 Necessidade de abertura de Novos Tanques para Pesca nos Municípios da AMARP   4.538 tanques
 Necessidade de recuperação total ou em partes de Tanques para Pesca nos Municípios da AMARP   7.921 tanques
 Área a ser ocupada com a abertura de novos Tanque nos Municípios da AMARP   2.102 hectares

O destino do pescado:  Consumo próprio e lazer em pesque e pagueA Venda do pescado: para os pesque e pague e consumidores diretosO preço médio na Venda:  R$ 4,00 o kg.As Espécies Cultivadas:40% Carpa Hungara20% Carpa Chinesa20% Carpa Capim  2% Tilápias10% Cascudo    2% Jundiá  1% Cat FischDos proprietário de açudes: somente 5% tiveram treinamentos para exercerem esta atividade.

Alimentos utilizados: Rações próprias; forrageiras; resíduos de granjas e confinamentos, restos de alimentos, entre outros

Tem ocorrido falta de peixes nos municípios: sim em determinadas épocas não tem peixe fresco nos municípios o ano todo.Na construção de açudes os produtores dependem de subsídios da Prefeitura.O custo de hora máquina para os produtores, na construção de açudes é bem variável nos municípios. Média – Carregadeira:                 R$   70,00– Retro-Escavadeira:        R$   60,00– Escavadeira Hidráulica: R$ 120,00– Trator de Esteira:           R$   70,00Necessidades:Construção de um frigorífico de peixes na Micro região da AMARP.Construção de uma unidade de Fábrica de ração específica para a piscicultura.Construção de um Cortume para aproveitamento do couro de peixes.