Prefeitura propõe adesão ao Consórcio Integrado do Contestado em busca do desenvolvimento Regional

21/05/2010- A Prefeitura de Ibiam enviou ao Poder Legislativo Municipal projeto de Lei Nº. 490, de 18 de maio de 2010, propondo a ratificação do protocolo de intenções e autorização para o ingresso do Município no Consórcio Integrado do Contestado, criado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – AMARP.

O consórcio é baseado na Carta da Região do Contestado, traduzida em um Pacto de Desenvolvimento Regional, oriunda da discussão realizada no I Fórum de Desenvolvimento Regional do Meio Oeste Catarinense, que contou com a participação do Ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, de Prefeitos, Vereadores e Secretários dos Municípios que compõem a AMARP, bem como representantes da sociedade civil.

O Consórcio Integrado do Contestado – CINCO tem por objetivos a união dos municípios da região do contestado para a formulação de projetos estruturantes, que sustentem o desenvolvimento regional, buscando formas de articulação intermunicipal com objetivo de integração, visando o fortalecimento dos municípios, planejamento regional integrado, captação de recursos financeiros para investimentos, transferência de tecnologia, ampliação de redes sociais, otimização, racionalização e transparência na aplicação dos recursos públicos, regionalização de políticas públicas e a criação de parcerias institucionais sustentáveis.

A adesão de Ibiam ao Consórcio depende de aprovação da Câmara de Vereadores, onde o projeto tramita. Com o Consórcio os Municípios, a exemplo, Ibiam, poderão executar obras e serviços por intermédio de máquinas e equipamentos do Consórcio, com valores reduzidos, o que trará maior ganho à população local.