Desfile da Independência alerta para os valores da Educação

07/09/2010- terça-feira– Em 2010, evento contou com a participação das Escolas Estadual Heriberto Hulse e Centro Educacional Municipal Eliziane Titon, alem de entidades do município, como Grupo da Terceira Idade, Moto Clube, CTG e de centenas de pessoas que deixaram suas casas para comemorar em Praça Pública os  188 anos da Independência do Brasil.

A programação alusiva a Semana da Pátria teve início no dia primeiro e encerrou com o Desfile Cívico  do dia 7 de Setembro – data da Independência do Brasil, na Avenida 20 de Julho e no entorno da Prefeitura, com concentração final em frente ao Paço Municipal.

O Palanque Oficial presidido pelo prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), foi prestigiado por diversas autoridades, como o vice- prefeito -Onei Gonsalves Padilha, presidente do Poder Legislativo – Rafael Gonzatto Araldi e demais Vereadores e de todos os Secretários Municipais, além das diretoras da Escola Estadual Heriberto Hulse- Isabel Dani Rinaldi e da diretora do Centro Educacional Municipal – Cácia Gonzatto Araldi.

No pronunciamento oficial, o Prefeito Pila lembrou que é necessário resgatar os princípios patrióticos, já que estes ensinamentos atualmente são confundidos com rebeldia. “Temos que cantar a grandeza de nossa terra e de nossa gente, mostrando para os pequenos a importância de valorizar o lugar onde vivemos”, comentou.

Embutido nas festividades da Semana da Pátria os princípios e valores de uma Educação alertaram a população da necessidade de os mesmos serem repassados a toda sociedade, e especialmente às crianças. “Sem dúvida, é um momento de reflexão para todos nós sobre o significado do Dia da Independência. Para o público infantil, é um incentivo para o exercício da cidadania que força com os princípios da Educação”, avaliou a secretária de Educação, Marilene Valesan Borsoi.

Durante o Desfile alunos, professores e representantes de diversas entidades e grupos organizados apresentaram faixas e cartazes, além de figurinos oportunizando ao público momentos de reflexão sobre os rumos da sociedade brasileira, alertando para a importância da dignidade do ser humano, que está perdendo valores  para os avanços tecnológicos e pelo disputado e globalizado mundo atual.