Música amplia processo educacional em Ibiam

A Prefeitura de Ibiam está obtendo excelentes resultados no processo educacional gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação, através do projeto “Desenvolvimento Integral,- Cidadania, Cultura e Conhecimento”, implantado no Município, através de diversas Oficinas, a exemplo da de Música.

Com conteúdo programático desenvolvido em atividades extraclasse, alunos da Pré-Escola e Fundamental participam de aulas com Professor capacitado em horários diferenciados, evidenciando os ensinamentos da musicalização em um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Para as Professoras da Segunda Série do Ensino Fundamental – Valdecira Tragancin de Oliveira e Catarina Dallabrida Borsoi, a Oficina de Música, como as demais oferecidas pelo Município, são oportunidades capazes de proporcionar aos alunos novas formas de assimilar o conhecimento, com grandes ganhos nas disciplinas ministradas em sala de aula.

As educadoras são categóricas ao afirmar que a musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com os colegas, tanto no ambiente escolar, como na sociedade e até mesmo com a família. Enquanto acompanham a música entoada pelo som do vilão do Professor de Música e das vozes dos alunos, as Professoras afirmam que a música contribui de maneira  eficaz como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

De acordo com as Professoras, com as atividades das Oficinas, a exemplo de Música, os resultados em sala de aula são notórios. “Estão mais desinibidos, alegres, tranquilos e com maior poder de concentração e motivados em sala de aula. Está sendo importante para o processo educacional e especialmente na formação do cidadão”, lembram as Educadoras, que mesmo sem falar, demonstram tambem aproveitar os benefícios da música na vida do ser humano.

No comando da Oficina de Música, Cleber Fontana Gonçalves explica que a musicalização é uma fonte de conhecimento da criança que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, o Professor usa o instrumento musical – Violão para que o aluno conheça rítmicos musicais que permitem uma participação ativa -vendo, ouvindo, cantando e muitos casos até tocando, na busca do desenvolvimento dos sentidos das crianças.

Na opinião de Cleber, a criança ao trabalhar com os sons ela desenvolve a capacidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive e como conseqüência será um aluno mais dinâmico e inteligente nos bancos escolares e na própria vida.

As atividades desenvolvidas na Oficina de Música, alem da exploração sonora contribuem para que o aluno desenvolva criatividades e entendam um pouco mais da importância da comunicação dentro e fora dos bancos escolares. Para o Município o importante é que a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os seus semelhantes.

A meta da Secretaria Municipal de Educação é abrir canais e meios para que o aluno seja inserido em um processo de auto-estima e a auto-realização, por que através do desenvolvimento da auto-estima a criança aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações e buscar na Educação ferramentas para vencer os obstáculos da vida.

Outro grande objetivo da Oficina de Música é fazer com que as atividades musicais coletivas possibilitem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização- uma boa receita para conquistar qualidade de vida e obter bons resultados nos bancos escolares.

Além da Oficina de Música, o Município oferece aos alunos do Centro Educacional Elisiane Titon e da Escola de Ensino Básico Estadual Heriberto Hulse, Oficinas de Arte/Pintura, Espanhol, de Informática, Recreação e Esporte.