Escolas prestam homenagem às Mães de Ibiam

Estudantes das Escolas do município de Ibiam promoveram uma festa em homenagem ao Dia das Mães. A comemoração aconteceu no dia 07 de maio, no ginásio do Centro Educacional Elisiane Titon e contou com a presença de Professores, Alunos e Diretores da Escola do Município e da Escola de Ensino Básico Estadual Heriberto Hulse.

Por algumas horas, o Centro Educacional se transformou em uma grande família de Avós, Mães e Filhos, cheia de alegria e emoção expressado através de apresentações artísticas, recreativas e culturais, pelos estudantes de diversas idades das instituições de ensino.

Para os Professores e alunos, significou a oportunidade de agradecer e de dizer às Mães o quanto Elas merecem, por tudo que fazem em favor de toda sociedade. Mesmo que a maioria dos filhos não expressem em palavras, sabem que às Mães apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem perder-se nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos.

Durante as apresentações e homenagens foram sorteados diversos brindes às Mães e no final, todas tiveram, mesmo que apenas através de um olhar a sensação de levar para casa, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!

"O Dia das Mães" foi oficializado no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1932, determinando a data no segundo domingo de maio. Em Portugal o dia é celebrado no primeiro domingo de maio e em diversos países a data é bem variada e, em Israel, deixou de ser celebrado, passando a existir "O Dia da Família" em fevereiro.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões para a comemoração foram dadas, em 1872, pela escritora Júlia Houve e foi neste país que se originou a celebração, no início do século XX, quando uma jovem norte americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas, as amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa e ela quis que a homenagem se estendesse a todas as mães, vivas ou mortas. A idéia se alastrou por todo os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson como sendo o dia 9 de maio.