Prefeitura de Ibiam investe em melhoramento genético para rebanho bovino

(25/07/11) A prefeitura de Ibiam adquiriu mais três botijões para armazenamento de material genético (sêmen bovino com qualidade), para disponibilizar aos agricultores utilizar na melhoria do gado leiteiro do município.

Com a aquisição, são nove botijões disponibilizados pelo Município aos produtores rurais, com objetivo de incentivar e favorecer os agricultores na busca de possibilitar o aumento da produção de leite nas propriedades agrícolas.

Segundo a Secretária de Agricultura, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), com a utilização do sêmen o resultado vai ser o melhoramento genético do rebanho que pode proporcionar o aumento da produção e maior resistência do gado contra doenças, entre outras vantagens.

A secretaria montou um projeto de acompanhamento para auxiliar, treinar os produtores e expandir o projeto. Para o Veterinário do Município, Célio Ramos, a distribuições de botijões e treinamento de inseminadores é mais um passo que o Município está dando no desenvolvimento da agricultura familiar, com possibilidades de aumentar a renda dos agricultores e fixar o homem no campo em condições de obter bons lucros na produção.