Ibiam realiza Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a gripe

 

Sábado dia 30 de abril de 2011, foi o Dia de Mobilização da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Ibiam, a Secretária de Saúde do Município, Leila Araldi acompanhada de toda equipe do Posto de Saúde trabalharam das 08 às 17 horas para atender a população que foi à Unidade Central de Saúde para tomar a vacina e se proteger da gripe.

 

De acordo com a Secretária, o dia de mobilização é fundamental para chamar a atenção da população alvo da campanha. “Que todos venham tomar a vacina, que é tão importante para prevenir a gripe e proteger de complicações decorrentes dela, como a pneumonia e outras doenças respiratórias graves", disse a Secretária.

 

No alvo da gripe – Desde o dia 25 estão sendo vacinados idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde que atuam em atendimento para a influenza, populações indígenas, gestantes e crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde que atuam em atendimento para a influenza. As crianças deverão voltar para uma segunda dose daqui a seis meses.

 

Os dados populacionais sobre quem deve receber a vacina são do Ministério da Saúde, que contabiliza na cidade de Ibiam, cerca de 360 pessoas, sendo 270 idosos, 45 crianças e 26 gestantes, além dos profissionais da Saúde que atuam direto no setor.

 

A vacina contra a influenza é trivalente e indicada para proteção contra as gripes sazonais e a gripe H1N1 (suína).

 

Influenza – O vírus da Influenza é responsável por 75% das infecções respiratórias que atingem principalmente idosos e crianças. A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório (nariz, garganta e brônquios) e o contágio ocorre de forma direta – por meio das secreções das vias respiratórias passadas de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. E de forma indireta o contágio se dá pelas mãos: ao tocar uma superfície recém-contaminada por secreções respiratórias e levar a mão diretamente à boca, aos olhos e ao nariz, é possível contrair a doença.

 

A Influenza pode se apresentar de forma simples, de curta duração, semelhantes ao do resfriado, ou atingir formas graves, frequentemente associadas à síndrome respiratória grave (SRAG). As complicações, que podem levar à morte, são mais comuns em idosos, pessoas com histórico de doenças crônicas, gestantes, populações indígenas e crianças.

 

Em razão disso, a vacinação desses grupos é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estratégia de prevenção de maior custo-efetivo para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. Estudos recentes indicam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonia, e de 39% a 75% da mortalidade global.

 A Campanha de vacinação prossegue em todo País até o dia 13 de maio. Em Ibiam segundo a responsável pelas vacinas, Salte Balbinotte, as pessoas acamadas receberão a equipe da Secretaria em suas casas para tomarem a vacina.