Inclusão Digital Rural forma 3a Turma de adultos em Ibiam

17/09/2010- A parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina -SENAR, está possibilitando homens e mulheres do município de Ibiam obterem acesso ao mundo da Informática, através do Programa de Inclusão Digital Rural.

Já são três turmas capacitadas com os ensinamentos básicos de Editor de Texto  no Word, Excel e acesso a Informática. A primeira aconteceu na segunda quinzena do mês de junho na sala de Informática (Telecentro) do Centro Municipal de Educação, com a participação de um grupo de dez pessoas.  A segunda participou no mês de agosto deste ano e a terceira nesta semana.

A iniciativa, segundo o Secretário de Agricultura, Alcindo Perosa, tem por objetivo capacitar produtores rurais e suas famílias para a utilização do computador e das ferramentas da informática nas atividades agrícolas.

Para o construtor José Luiz Recalcatti, 50 anos, o aprendizado é uma oportunidade que está valendo à pena. Ele diz que mesmo tendo computador em casa, jamais se interessou em aprender, e que agora está vendo o quanto é importante saber usar o computador, especialmente a Internet para buscar novos conhecimentos e estar atualizado com o Mundo.

As declarações de Recalcatti são comungadas pelos demais alunos, a exemplo da dona de casa, Célia Dalabrida, 53 anos, que admite estar motivada e que perdeu muito tempo por não ter aprendido antes a usar o computador. Célia avisa que a partir do curso vai utilizar o computador para fazer muitas coisas, até mesmo para acompanhar as notícias e especialmente para manter contato com o Rádio, do qual demonstra muito carinho para com o Veículo de Comunicação.

Na primeira etapa os alunos, todas pessoas adultas e a maior parte do interior do Município, receberam instruções e treinamentos para dotá-los de capacidade e iniciá-los a usar a rede, ensinando como navegar na internet, criar um e-mail, além de conhecimentos sobre aplicativos de criação de planilhas e edição de texto.

Na segunda etapa, no mês de outubro, as três turmas voltarão para o Telecentro para rever os ensinamentos e aprofundar um pouco mais os conhecimentos, para que possam aplicar com sucesso o aprendizado nas suas vidas através do computador.