Municípios estão sob alerta contra sarampo

24/09/2010– Com a confirmação de casos no Estado do Rio Grande do Sul e suspeitas em Santa Catarina, com um caso pré-confirmado na cidade de Videira, os Municípios catarinenses estão sob alerta contra o Sarampo.

No Município de Ibiam, a Secretaria Municipal da Saúde mobilizou as Agentes Comunitárias e toda equipe da Unidade Central  em uma busca ativa nos prontuários e de averiguações nas carteirinhas de vacinação, para verificar a situação vacinal da população e possíveis suspeitos de apresentarem algum sintoma da doença.

Segundo a Enfermeira Deise Scortegagna, a busca ativa e as averiguações nas carteirinhas mostraram que 100% da população estão imunizadas e que nenhuma pessoa do município de Ibiam apresentou sintoma suspeito. Mesmo assim, os profissionais de Saúde do Município estão sob alerta, tendo em vista que em cidades próximas existem casos suspeitos.

Todos os casos suspeitos, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina foram enviados os exames com material coletado dos pacientes para o Ministério da Saúde, que fará a contraprova do exame na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para confirmar a suspeita de sarampo. A Doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, de transmissão respiratória, de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.

O período de incubação geralmente dura dez dias, variando de sete a 18 dias e o período de transmissibilidade é de quatro a seis dias antes do aparecimento de manchas avermelhadas na pele, até quatro dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do aparecimento das manchas.

O quadro clínico apresenta-se com febre de moderada a alta acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite, fotofobia, cansaço, falta de apetite e manchas avermelhadas com início no rosto e atrás do pescoço e espalhando-se para o tronco e membros. 2ª etapa da campanha contra Poliomielite Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiam mostram que a campanha contra Poliomielite na segunda etapa teve porcentagem de 100% de crianças vacinadas menores de cinco (05) anos de idade.