Recadastramento e numeração de imóveis moderniza cidade de Ibiam

Ibiam – 11/06/2010- Visando regularizar a situação cadastral dos imóveis do perímetro urbano, a Prefeitura de Ibiam realizou um recadastramento geral e implantou numeração para as casas e estabelecimentos comerciais da cidade.

O trabalho realizado pela Secretaria de Planejamento com auxílio de empresa especializada, com aval de engenheiro qualificado aplicou medidas com base nas diretrizes da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com isso, o novo levantamento possibilitou ao Município formalizar um cadastro de todos os terrenos urbanos, retificar erros sobre dados das edificações e formar banco de dados atualizado sobre todos os imóveis da cidade.

O trabalho atende exigências da Lei número 327, de 28 de setembro de 2006, que alterou as medidas do perímetro urbano do Município, e a partir de então, todos os desmembramentos e loteamentos que estavam nas áreas incluídas no perímetro urbano tiveram que ser regularizados.

De acordo com o secretário de Planejamento, Eugênio Victório Rossato (Nico), o recadastramento e implantação de numeração são medidas necessárias que irão dotar Ibiam de uma infraestrutura moderna, quanto à divisão de terrenos, localização dos imóveis e especialmente porque possibilitará à Administração Municipal uma gestão eficiente das vias públicas e logradouros urbanos.

O Secretário explica que a numeração foi adquirida pela Prefeitura, que também irá efetivar a colocação dos números nas residências sem custo aos proprietários. “Cada residência e estabelecimento terá um único número específico. É o número que virá impresso nos futuros carnê do IPTU e será oficial para correspondências e endereços de cada morador, isso facilitará os serviços de Correios, haja vista que  está sendo implantada em Ibiam uma agência dos Correios”, explicou Nico.

O cadastro atualizado da Cidade é um instrumento que orienta a administração municipal e fornece um conjunto de informações gráficas (mapas) e descritivas (dados) sobre as parcelas, propriedades imobiliárias e seus proprietários. Com os dados reunidos e disponíveis, é possível o reconhecimento e o levantamento do território, fornecendo o embasamento necessário à formulação de políticas públicas com fins de planejamento urbano. O planejamento urbano visa garantir qualidade de vida para todos os seus habitantes, a partir do ordenamento do espaço físico.