Produtores de Ibiam conhecem novidades do agronegócio em visita a Expointer

09/09/2010- A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiam, levou no dia 02 de setembro de 2010, um grupo de 26 produtores rurais do Município para um dia de campo, na cidade de Esteio (RGS), especialmente para conhecer as novidades na 33ª Expointer, umas maiores feiras voltadas para o agronegócio da América Latina.

O Município já havia levado no ano passado um grupo de produtores para visitar uma feira do gênero, na cidade de Não Me Toque, também no Estado Gaúcho, obtendo bons resultados e satisfação, e neste ano, optou pela Expointer, freqüentada por cerca de 600 mil pessoas.

Durante a visita, os produtores de Ibiam conhecerem as novidades do mercado e as tecnologias disponibilizada para os seguimentos do agronegócio, através de expositores de várias parte do Mundo, em centenas de stands capazes de encher os olhos do grupo.

Para os produtores rurais de Ibiam, segundo o secretário municipal de Agricultura- Alcindo Perosa, o ganho será no conhecimento e na possibilidade de trazer informações e exemplos vistos na feira para adaptar e implantar, especialmente na agricultura familiar do município.

Os produtores rurais ibianenses entenderam porque o Brasil tem capacidade de dobrar sua produção, e isso é possível com investimentos em políticas agrícolas adequadas. Pois, a Expointer é o reflexo do que acontece no meio rural. Ou seja, o trabalho do campo vem sendo mostrado que é o que garante o sucesso do desenvolvimento de uma economia.

O setor que mais chamou atenção foi o da agricultura familiar, onde tiveram acesso aos produtos e meios de produção e industrialização dos cultivados e processados nas pequenas propriedades.

De acordo com Perosa, a viagem foi valiosa, pois possibilitou aos agricultores conhecerem importantes informação e obterem acesso as inovações do setor, e isso poderá ser aplicado nas lavouras, pomares e granjas do Município.

Segundo a Administração da Feira, neste ano o faturamento comercial da Expointer superou a cifra da edição passada, chegando à marca de R$ 1.144.280,00, um recorde  da história do evento.