Estudantes de Ibiam aprendem na Escola como atuar nas propriedades para ajudar na sanidade dos animais

Trata-se de um belíssimo trabalho que está sendo colocado em prática através da equipe do ICASA/CIDASC e Secretarias de Agricultura e Educação do Município, para levar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, material didático e informações de como as famílias podem e devem se prevenir contra zoonoses.

Ou seja, atitudes que as pessoas podem tomar para impedir que os animais nas propriedades adoeçam e por consequência causem problemas à saúde das pessoas.

Na prática, a equipe técnica da CIDASC/ICASA, com a liderança da veterinária Silvana Galvan e apoio da técnica Silvana da Costa Parise visitam a Escola e distribuem material ilustrativo com dicas de como se deve agir para impedir que os animais sejam prejudicados e muito menos as pessoas.

As principais metas dos técnicos é mostrar aos alunos e fornecer material informativo e preventivo, sobre Tuberculose, Brucelose, Febre Aftosa, Influenza Aviária e Cisticercose.

Durante os encontros com os alunos, em sala de aula, as técnicas tiram dúvidas dos alunos e instruem os mesmos para que possam levar para casa o material didático e debater com os pais. “Nossa proposta é instruir os estudantes e mostrar quanto é importante conhecer como as doenças se propagam e de que forma as famílias podem ajudar no combate a essas doenças, que apesar de serem de animais podem causar sérios problemas a saúde das pessoas”, explica de forma simples para que as crianças entendam o assunto.

O secretário de Administração e Finanças da Prefeitura, Alcindo Perosa acompanhou a equipe e destaca a importância do trabalho para a vida das famílias que vivem no campo. “É louvável a atitude das técnicas, pois alem de levar informação às crianças, possibilita que os alunos levem material didático para casa para mostrar aos pais, isso com certeza vai ajudar no manejo dos rebanhos e na administração das propriedades”, afirmou Alcindo.

Para o médico veterinário da Prefeitura, Célio Ramos, a grande preocupação da Administração Municipal é a saúde das pessoas e a sanidade dos animais. Célio explica que o trabalho faz parte das ações do Município para auxiliar o agronegócio.

Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), Secretária de Agricultura de Ibiam adianta que a Administração Municipal deve passar a oferecer nos próximos meses exames de brucelose e tuberculose nos animais do município. Para isso, o veterinário Célio já foi capacitado e apenas está aguardando a liberação do Ministério da Agricultura para dar início ao trabalho.

De acordo com Marica, os exames são uma forma preventiva de combater as doenças e dará aos agricultores tranquilidade, tanto no manejo das propriedades como na hora de comercializar os animais. Alem do que é uma forma do Município atuar na prevenção de doenças e contribuir com o desenvolvimento do campo.