Ibiam cumpre as condições do Programa "Bolsa Família"

A Administração do Município de Ibiam convoca as famílias beneficiadas com o programa “Bolsa Família” para que os pais e/ou responsáveis façam junto a Secretaria de Saúde e CRAS a atualização dos dados cadastrais e para que o Município em conjunto com os beneficiados possam atender as condicionalidades impostas pelo Governo Federal.

 

O Programa Bolsa Família possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidade e programas complementares. A transferência de renda promove o alivio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso aos direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

 

Atualmente em Ibiam estão cadastradas no Cadúnico 46 famílias, onde os beneficiarias devem cumprir com as condicionalidades estando aptos a receber o recurso.

 

Salete Balbinote – responsável pelo programa na área da Saúde explica que as famílias devem cumprir com as exigências do programa, pois do contrário podem ter os benefícios suspensos e podem até mesmo perderem os valores. “Aqueles que ainda não regularizaram seus cadastros do Bolsa Família devem comparecer à Secretaria para efetuar a atualização do mesmo, pois quem estiver com o cadastro desatualizado há dois anos terá seus benefícios bloqueados”, explica.

 

Crianças com idade entre 0 a 6 anos devem ser pesadas a cada seis meses no Posto de Saúde mais próximo da residência da família. Crianças e adolescentes de 7 a 16 anos têm o direito de ter acesso a Educação, sendo obrigatório no mínimo 85% de frequência escolar. 

 Caso a família descumpra umas dessas três condicionalidades terá seus benefícios bloqueados automaticamente. Para regularização da concessão, o beneficiário terá que comparecer à Secretaria portando os documentos pessoais de todos residentes no domicilio.