Ibiam na 1ª Conferência Sobre Transparência e Controle Social

Ibiam- 31/10/2011– Aconteceu na quarta-feira, 26/10 no auditório do Instituto Federal Catarinense- Campus Videira, a etapa regional da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (1ª CONSOCIAL), com a participação de representantes das cidades integrantes da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP).

A meta é sensibilizar os governos, as entidades e a sociedade civil organizada para a 1ª Consocial, que tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Ibiam participou com uma equipe de nove pessoas e ainda teve a participação especial na organização do evento da responsável pelo controle interno da Prefeitura, servidora Flávia Pelentir.

Os principais objetivos  da CONSOCIAL é debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil na gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento da gestão pública; estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de transparência e acesso da sociedade à informação pública; debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação e acompanhamento da gestão pública; discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento da gestão pública, que utilizem inclusive ferramentas e tecnologias de informação e desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública.

A etapa Estadual deverá ser realizada entre os dias 14 de novembro de 2011 a 08 de abril de 2012. Ibiam será representado pelo Policial Militar Eudes Trindade. Já a Conferência Nacional, está prevista para ser realizada em Brasília entre os dias 18 a 20 de maio de 2012.