Escola no Campo- Projeto incentiva alunos a cuidarem da natureza

Ibiam- 10/10/2011- Em Ibiam o projeto Escola no Campo, desenvolvido pela Syngenta e Coocam- Cooperativa Agropecuária Camponovense, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte atende cerca de 40 alunos do 4° ano do Centro Educacional Municipal –Eliziane Titon.

O objetivo central do projeto é formar gerações de pessoas conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar as tecnologias disponíveis para a produção de alimentos mais saudáveis para que as famílias possam produzir e ao mesmo tempo cuidar de forma responsável a natureza.

O projeto conta com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das turmas atendidas. Em 2011 além de Ibiam o projeto está sendo desenvolvido nos municípios de Lebon Régis, Frei Rogério, Barracão e Celso Ramos.

O Projeto Escola no Campo teve iniciou em 1991, na região do Vale da Ribeira, (SP) pela preocupação com o excesso das intoxicações da região, principalmente de crianças e adolescentes. Devido ao sucesso do Projeto, a Syngenta procurou atender outras regiões e então desde seu início já educou mais de 400 mil crianças em todo o Brasil.

Na região de Ibiam, o projeto é executado desde 2004 em parceria com a Coocam, uma das maiores Cooperativas da região e de Santa Catarina, com matriz na cidade de Campos Novos.

Com aulas práticas e teóricas, o projeto busca
conscientizar os alunos da necessidade de preservar o meio ambiente. Para isto, professores e representantes das empresas envolvidas trabalham conteúdos em sala de aula e colocam os estudantes em contato com a terra, em hortas escolares e comunitárias para que aprendam a plantar de forma sustentável.

Na última visita das representantes das empresas Syngenta– Ana Paula Visioná Rossi e da Coocam – Cristiane Ap. Moro, ao município de Ibiam,  na sexta-feira, 07/10, os alunos mostraram o que aprenderam até agora através de uma provinha denominada “vôo do conhecimento”, uma espécie de pré avaliação dos resultados do projeto da edição de 2011.

A avaliação final com distribuição de prêmios e brindes aos melhores trabalhos acontecerá no dia 19 de outubro, na cidade de Campos Novos, com a participação de todos os alunos envolvidos dos cinco municípios.