Conferência define propostas para a Assistência Social de Ibiam

08/08/2011- Com objetivo de avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, a  Administração Municipal de Ibiam promoveu na quarta-feira, 03/08, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “Consolidar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.

O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), Vereadores, Secretários Municipais, servidores públicos do Município, representantes das entidades organizadas, Polícia Militar, prestadores de Serviço e representantes da comunidade.

O prefeito Pila destacou a Conferência do Social ao comparar com a Conferência da Saúde; oportunidades da sociedade e dos poderes constituídos debater sobre os temas propostos e dentre eles apresentar possíveis soluções que podem ser trabalhadas dentro da realidade local.

Para a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Leila Ramos Araldi, a união da comunidade na busca por soluções para a coletividade é uma forma saudável e próspera do Município apontar e encontrar o melhor caminho para combater as desigualdades sociais.

Já a Assistente Social do Município, Giseli Seffer de Anhaia, considerou a Conferência uma oportunidade de ouvir as pessoas e mostrar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Social, e ainda apontar as necessidades do setor para aprimorar e ampliar a oferta de trabalhos nos próximos anos.

Durante o evento, Antônio Curioni – Assistente Social do município de Calmon ministrou palestra mostrando que o SUAS tem a mesma lógica do SUS, tem as mesmas regras, as mesmas funções e os mesmos objetivos. “Ele vem com a proposta de trabalhar a família e não só o indivíduo. O que é trabalhado em Ibiam, também é trabalhado nos outros municípios em qualquer região do país”, lembrou Curioni ao destacar a importância da Conferência e de toda gama se serviços prestados de pelo Social nos Municípios.

De acordo com Curioni, para o SUAS funcionar é importante ter uma equipe comprometida que goste do que faz, “precisam querer e gostar de trabalhar”, explicou, citando exemplos de municípios que são referência em Assistência Social, pois desenvolvem programas de forma criativa utilizando os recursos disponíveis e subvenções sociais recebidas do Estado, envolvendo associações da comunidade para proporcionar atividades aos adolescentes e que permita que eles aprendam uma profissão e tenham atividades produtivas, além das escolares. “É importante olhar para os outros municípios e aprender e utilizar idéias que tenham resultado positivo e que possam ser utilizadas no nosso município”, concluiu.

Ao final, após os debates e análises feitas por grupos dos presentes, foram apontadas as propostas para o Serviço Social do Município por subtemas:

·        Tema 01 – Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Propostas apresentadas e aprovadas: 1) Criação dos cargos para efetivar a equipe de trabalho e garantir a continuidade dos trabalhos  2) Capacitação da equipe de trabalho de forma continuada; 3) Implantar equipe completa para CRAS e CREAS; 4) Disponibilidade de um veículo para uso da equipe do CRAS.

·        Tema 02 – Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Propostas  apresentadas e aprovadas: 1) Efetivação  dos profissionais da área através de concurso público; 2) Capacitar os funcionários técnicos e auxiliares; 3) Programar o atendimento para cada  programa desenvolvido;

·        Tema 03 – Fortalecimento da participação e do controle social;  Propostas apresentadas e aprovadas: 1) Maior divulgação dos projetos sociais, gastos públicos, verbas, orçamento; 2) Cobrar a participação das famílias do Bolsa Família (reuniões, conferências, palestras), com controle de freqüência; 3) Divulgação das Famílias que fazem parte do programa Bolsa Família; 4) Capacitação dos Conselheiros da Assistência Social e outros Conselhos; 5) Promover reuniões com todos os Conselhos Municipais ( analisar problemas – trabalhar em conjunto); 6)  Acesso contínuo ao trabalho desenvolvido pela Assistência Social;

·        Tema 04 – A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil. Propostas apresentadas e aprovadas: 1) Trabalho preventivo; 2) Ações que proporcionem geração de emprego e renda; 3) Programa preparação para o trabalho, cursos de capacitação (profissionalizante); 4) Contratar costureira para curso de corte e costura, e contratar  empresas para facção; 5) Criar programa de iniciação ao trabalho para jovens (ex.: jovem jardineiro com parceria da Secretaria Municipal da Agricultura. 5) Trabalho de conscientização da importância do bolsa família, mostrando que essa família ao ter autonomia pode ter  uma renda muito maior que o benefício. 6) Dentro da cultura da região formar cooperativas de trabalho (ex.: artesanato, para facilitar produção e venda).

Na oportunidade foram eleitos os delegados para representar o Município de Ibiam na VIII Conferência de Assistência Social em Florianópolis que acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2011. Foram eleitos os seguintes delegados: representantes da sociedade civil organizada – Eudes Vilmar Trindade; representante dos órgãos governamentais: Leila Ramos Araldi; usuários da Assistência: Vicentina Ceron; Vereador participante como convidado:  Antonio Luis Souza do Amaral.