Prefeitura de Ibiam faz acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família

 

Ibiam- 10/10/2011- Equipes de funcionários das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação estão trabalhando junto às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para fazer o acompanhamento da condicionalidade da saúde dos beneficiários, realizando pesagem das crianças e acompanhamento dessas famílias, para que continuem a fazer parte do programa do Governo Federal.

 

No primeiro semestre do ano, o município conseguiu atingir 100% de acompanhamento dessas famílias. Nesse segundo semestre, a meta, segundo Salete Balbinoti é repetir os números com acompanhamento de todas as 52 famílias cadastradas no Município.

 

Para receber o Bolsa Família, pais ou responsáveis se comprometem a manter em dia a vacinação e pelo menos 85% de freqüência escolar das crianças. No caso de mulheres grávidas, é necessário manter a rotina de exames pré-natais.

De acordo com Salete, a penalidade para quem não cumpre as exigências é primeiro uma advertência e depois, se houver o descumprimento pela segunda vez, é feito o bloqueio dos recursos por 30 dias. Se a situação for regularizada, o dinheiro acumulado pode ser sacado no mês seguinte; caso contrário, há suspensão do benefício por 60 dias. O cancelamento definitivo do recurso só virá se o descumprimento das regras persistir por mais dois meses.

O acompanhamento é feito duas vezes por ano, sendo que no segundo, o Município tem prazo até o final de novembro para fazer os trabalhos. Para isto, a Administração Municipal convoca todas as famílias para que compareçam junto a Unidade de Saúde para prestar as informações e passar pelas analises exigidas.