PSF leva equipe de Saúde ao encontro das pessoas em Ibiam

21/05/2010- A Administração Municipal de Ibiam através da Secretaria de Saúde deu início nesta semana a um projeto buscando aproximar ainda mais das famílias a equipe médica e serviços de Saúde, com atendimento descentralizado nas comunidades, alem do atendimento regular na Cidade.

A proposta faz parte do Programa Saúde da Família (PSF), e teve início nas comunidades de São Pascoal – na terça-feira 18 e Santo Alécio – quinta-feira 20, onde o Médico Hermínio Alvim Matias Neto acompanhado da Enfermeira Deise Scortegagna e de Agentes de Saúde atenderam a população, com realização de consultas médicas, prescrição de exames e medicação, e demais serviços, como curativos e testes de diabete, nos mesmos moldes do trabalho realizado na Unidade Central de Saúde.

O objetivo da descentralização da equipe médica e prestação de serviços é aproximar das pessoas a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, para que a população possa receber atendimento preventivo e curativo o mais próximo possível de sua residência.

Os profissionais envolvidos no atendimento das famílias através do PSF, já prestavam atendimento buscando a prevenção de doenças antes que aconteçam realizando consultas, tratamentos, vacinação, pré-natal e outras atenções que visem à manutenção da saúde das famílias cobertas pelo programa. Agora, de acordo com o Médico Hermínio, uma vez por semana, as terças em São Pascoal e quintas em Santo Alécio, a equipe atenderá no período da manhã as famílias da região destas comunidades, para que as pessoas não precisem se deslocar à cidade para atendimento Médico, apanhar medicamentos e até mesmo para obter resultados de exames. “Tudo é feito na comunidade, bem próximo da casa do paciente, e continuaremos com as visitas e quando necessário vamos até a casa do paciente para levar os serviços médicos e ajudar as famílias a viverem cada vez melhor”, explica o Médico.

O atendimento de emergência e urgência continuará sendo realizados no Posto Central, uma vez que, quando um Médico estará atendendo nas comunidades outro estará de plantão na Unidade Central da cidade.

O prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), explica que o modelo de gestão tem como base o atendimento cada vez mais próximo de onde as pessoas residem. Com isso a população é beneficiada, pois se rompe o paradigma de consultório e hospitalização, o atendimento extrapola os limites das instituições e ganha caminhos rumo ao ambiente onde vive o indivíduo o que possibilita um entendimento melhor da causa das doenças que acometem as famílias.

Ao sair às ruas com a equipe de Saúde, a estratégia de atendimento ganha novos aliados nesta batalha pela melhoria das condições de saúde, reduz o espaço entre o doente e o médico, agora estreitado entre cidadão e equipe multiprofissional de atendimento. A meta é mostrar e ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e tentar atuar com maior ênfase na Saúde preventiva. Assim  o doente deixa de ser o foco para ser um integrante do processo, sendo que as atenções doravante estão voltadas para o indivíduo que ainda goza de saúde, para que a mantenha em plenitude, mesmo sem deixar de cuidar dos que já encontram se debilitados.