“Lutar pela saúde é lutar pela democracia”

Promover uma democracia participativa quando se fala em saúde pública é essencial. Com a proposta de atender a participação popular e de gestores da saúde nas decisões voltadas ao setor são realizadas as Conferências de Saúde em etapas municipais, estadual e nacional.

Neste ano de 2019, a 16ª Conferência Nacional de Saúde traz como tem central “Democracia e Saúde “e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Ibiam a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram a Conferência Municipal de Saúde na quarta-feira, 17 de abril, no Centro Múltiplo Uso, de onde saíram as propostas do município e os delegados que irão representar Ibiam na etapa estadual.

O evento teve a participação do prefeito Ivanir Zanin, da Secretária de Saúde Maria Ivete Gomes de Oliveira, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Antonio Pocera , profissionais da saúde e representantes da população e de outros segmentos.

A abordagem do tema “Democracia e Saúde”, foi feita pelo palestrante Olmir José Meneghetti, consultor em gestão de saúde pública da Empresa Conceito, Gestão e Governança Pública da cidade de Maravilha/SC.