Educação em saúde

O médico clínico geral Hudson Perez Dorigão Belisário de Souza, que está atendendo desde 07 de março em Ibiam, falou sobre seu trabalho e elogiou o bom acolhimento seu e de sua família pela população do município. Aprovado em processo seletivo realizado pela Administração Municipal de Ibiam, Dr. Hudson foi contratado para atender 40 horas na Unidade de Saúde, exceto às quintas-feiras pela manhã, quando realizada visitas domiciliares à acamados e pacientes com dificuldade de locomoção.

O profissional médico formou-se em Curitiba há 17 anos, desses, atuou em Mato Grosso do Sul por 14 anos e agora fixou residência em Ibiam com sua esposa e filho. Sempre trabalhou com Saúde Pública, atendendo ao perfil de educação em saúde. Para Dr. Hudson, não se trata apenas a doença, mas busca-se uma mudança no estilo de vida das pessoas, prevenindo-se os fatores de risco.

“Esse é um dos meus objetivos aqui em Ibiam também, trabalhar com a mudança do estilo de vida, com medicina total, de forma integral. A Educação em saúde, o conhecimento para mudar estilo de vida. Nesses poucos dias em Ibiam percebe-se bastante pessoas com problemas crônicos, como diabetes e hipertensão. Não se trata isso só com remédios, mas também e principalmente com orientações de mudança de estilo para uma vida saudável”, comentou.

Dr. Hudson destacou a importância do trabalho dos Grupos mantidos pela Saúde Pública, como de hipertensos e diabéticos que leva orientações preventivas e de mudanças de estilo, a fim de garantir mais qualidade de vida, tendo em vista que a região tem índices representativos de longevidade. “Esse é o nosso grande desafio, são muito conhecidos hoje os fatores de risco, que podem ser prevenidos. A gente na nossa região tem bastante longevidade.  Isso é muito bom, mas é preciso que essa longevidade seja vivida de maneira digna e saudável. Um dos lemas da Saúde Pública, que acreditamos e defendemos é: Não ter só mais anos de vida, mas ter mais vida em nossos anos”, concluiu Dr. Hudson.