Economia de Ibiam cresce acima da média regional

Expansão da suinocultura e avicultura aliada a investimentos públicos e privados eleva o valor adicionado e gera oportunidades de emprego e renda no Município

Ibiam, 25 de junho de 2012

Os números mostram que a economia do município de Ibiam está em plena ascensão, com índices altamente positivos, bem acima da média constatada entre as cidades que integram a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP).

Apesar dos dados da Fazenda Estadual ser ainda provisórios e apenas com base no valor adicionado, já é possível vislumbrar uma estimativa de crescimento na casa dos 15%, comparando os valores de 2010 para 2011.

De acordo com os dados extraoficiais do Estado, o bolo gerado pelo Movimento Econômico de Ibiam em 2010 foi de R$ 44.106.216,00 e em 2011 saltou para R$ 50.877.925,37, maior crescimento dentro da AMARP, a frente de Iomerê, segundo colocado com aumento nos valores do adicionado de 2010 para 2011 em aproximadamente 13%.

Apesar de estar consciente e saber que os dados são provisórios e que o resultado final e oficial do Movimento Econômico ainda não ter sido divulgado pela Fazenda estadual, o Executivo Municipal de Ibiam acredita que o crescimento real de sua economia será nestes parâmetros e isso dará ao Município a certeza de ver as receitas aumentarem nos próximos anos, tendo em vista que o incremento da economia local ensejará no aumento da arrecadação de ICMS.

Na opinião do Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), o desenvolvimento sócio econômico, visível no Município, é um reflexo dos investimentos e da parceria do Poder Público com a iniciativa privada. “Dos cerca de 50 milhões gerados em 2011, aproximadamente 40 milhões vem da suinocultura e avicultura, setores que tiveram atenção especial no nosso Município, e isso é resultado de políticas públicas e do trabalho dos nossos produtores rurais que apostaram e acreditam numa proposta colocada em prática pela Administração Municipal para que nosso Município cresça e se desenvolva cada vez mais”, afirmou o Prefeito Pila.

Desenvolvimento econômico gera obras e serviços

A boa fase da economia ibianense acaba refletindo em investimentos na comunidade em benefício de sua gente. Exemplo disto são os cerca de Um Milhão e Meio de Reais que estão sendo investidos em obras, aquisições e serviços na atualidade no Município, com pavimentação, construção de passeios, aquisição de veículos, a exemplo do ônibus que já está no Município; poço artesiano para a comunidade, construção de um novo refeitório para o Centro Educacional, academia de ginástica ao ar livre, aquisição de uma nova ambulância e colocação de dois outdoor nas duas principais estradas da cidade entre outras obras e melhorias em andamento na infraestrutura local.