Cirurgias eletivas beneficiam pacientes de Ibiam

Ibiam- 07/11/2011- A população do município de Ibiam está sendo beneficiada com o projeto estadual de Cirurgias Eletivas, colocado em prática pelo Estado em parceria com os Municípios, para realizar procedimentos cirúrgicos a fim de reduzir as listas de espera em todo o território catarinense, diminuindo, assim, o sofrimento das pessoas que convivem com doenças já há algum tempo.

Para a regional de Campos Novos, onde está inserido o município de Ibiam, a meta do governo estadual é promover cerca de  200 cirurgias em pacientes das oito cidades que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Ibiam possui um cadastro de aproximadamente dez pessoas, dos quais sete já foram autorizadas, sendo que um paciente já passou pelos procedimentos e está em fase de recuperação; um segundo deve fazer a cirurgia nos próximos dias e os outros estão aguardando o chamamento para efetivar as cirurgias.

De acordo com a Secretária de Saúde de Ibiam, Leila Araldi, o mutirão é importante para os Municípios, e muito mais para as pessoas que aguardavam para fazer os procedimentos. Leila lembra que ainda ficarão sem atendimento cerca de quatro pacientes.

O mutirão da saúde contempla pessoas que já fizeram seu cadastro na Secretaria de Saúde e já deram entrada no processo de realização de suas cirurgias. As especialidades que se incluem no projeto são oftalmologia (cirurgia de catarata), otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), cirurgia geral (vesícula, hérnia e varizes) e ortopedia (cirurgias de joelho, membros superior e inferior e retirada de materiais de síntese).

Com investimento de R$ 20 milhões, o Governo do Estado espera viabilizar mais de 22 mil cirurgias eletivas até o final de 2012. Conforme justificou o governador Raimundo Colombo, a ação vai melhorar a qualidade de muitos catarinenses, que esperavam há tempo pela resolução das suas necessidades.