Saúde e Vigilância Sanitária apresentam relatórios das atividades do trimestre

Ibiam- 24/10/2011- O município de Ibiam promoveu  no dia 20 de outubro, no auditório da Câmara Municipal, audiência pública para apresentar relatório trimestral (julho, agosto e setembro) das atividades da saúde aos conselheiros, autoridades e a comunidade em geral.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Leila Araldi, a audiência é uma exigência legal e tem como objetivo dar transparência aos atos da Administração Municipal na aplicação dos recursos públicos em saúde e expor as atividades à sociedade, para que a população tenha pleno conhecimento das ações desenvolvidas pela municipalidade.

De acordo com o relatório apresentado à população, o Município de Ibiam oferece programas e serviços de saúde acima da média, considerando como exemplo os dados indicativos de uma média de 600 consultas por mês realizadas na Unidade Básica de Saúde, para uma população de aproximadamente duas mil pessoas que residem em Ibiam.

Apesar do grande número de consultas médicas, as internações não passaram de uma média de 12 a cada mês. Isso quer dizer que as pessoas estão priorizando o tratamento preventivo, buscando os serviços médicos e ambulatoriais antes mesmo de ficarem doentes.  Pois, apesar do grande número de consultas médicas, a média de internações no trimestre foi de apenas 12 pessoas a cada mês.

Durante a audiência pública, a Vigilância Sanitária tambem apresentou relatório das atividades desenvolvidas no Município. Os dados foram apresentados pelo fiscal sanitarista José Roberto Gonzatto, que explicou aos presentes como é feito o trabalho da Vigilância Sanitária e quais os objetivos.

De acordo com Roberto, a taxa de retorno para um município que investe, solidamente, em educação e saúde, é especialmente alta e cientificamente comprovada. “A ignorância e a doença andam juntas, são companheiras inseparáveis, na marcha fúnebre para o caos. Promover a saúde, sem proporcionar à população assistida as defesas sanitárias básicas e elementares, é dispersar  recursos e vidas”, afirmou o Fiscal.

A Vigilância Sanitária é a área da saúde pública responsável pela eliminação, diminuição ou prevenção de riscos à saúde e por intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Roberto é categórico ao afirmar que o órgão existe para promover e proteger a saúde por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização. “Nosso objetivo é orientar e ajudar na educação para que possamos atuar de forma preventiva e impedir que sejam cometidos crimes contra a saúde pública”, explica Roberto.

Como resultados do trabalho da Vigilância Sanitária no Município, Roberto diz que a população é a grande aliada na fiscalização e  admite ter avançado a consciência das pessoas e que está caindo de forma substancial as notificações no município por problemas sanitários.