Alunos mostram criatividade e conhecimentos na 3ª Feira de Matemática de Ibiam

29/08/2011-  Com objetivo de despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem da matemática e proporcionar aos discentes e docentes oportunidades de socializar resultados de conteúdos desenvolvidos em sala de aula, alem de promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias, o município de Ibiam promoveu na sexta-feira, 26/08, a terceira edição da Feira Municipal de Matemática.  Coordenada pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a Feira mobilizou todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e ainda contou com a participação de aluno voluntário da Rede Estadual. Divididos em turmas, estudantes e professores mostraram aos colegas e ao público projetos, visando um aprendizado significativo e lúdico, onde todos possam vivenciar experiências, testar hipóteses, comparar fatores e estratégias, tudo dentro do cronograma de ensino.

Autoridades locais e regionais, com destaque para o prefeito Nelson Mario Grassi (Pila) e do gerente de Educação da SDR de Campos Novos, Alaor Gotz, prestigiaram a Feira, valorizando os trabalhos de alunos e professores, por acreditarem que a matemática é parte essencial da bagagem de todo cidadão com atuação crítica na sociedade. “Num mundo cada vez mais complexo é preciso estimular e desenvolver habilidades que permitam resolver problemas, lidar com informações numéricas para tomar decisões , fazer referências , opinar sobre temas diversos, desenvolvendo capacidades de comunicação e de trabalho coletivo, sempre de forma crítica e independente”, afirmou o Prefeito.

Para a Secretaria de Educação, Marilene Valesan Borsói, na Escola como na linguagem, a matemática tem um papel fundamental de despertar o espírito investigador, fomentando o desejo de obter mais conhecimento. “Para tanto parabenizo a todos os professores e alunos pelo empenho em concretizar a Feira”, disse a Secretária.  Cácia Gonzato Araldi, diretora do Centro Educacional do Município  destacou a qualidade dos trabalhos e a dedicação de alunos e professores, tanto na elaboração e confecção dos trabalhos, como nas apresentações, considerada  de grande importância para o desenvolvimento da Educação no Município.