Produção de leite na pauta do Programa DRS em Ibiam

A Secretaria Municipal de Agricultura de Ibiam em parceria com o Lacticínios Tirol, Banco do Brasil, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveu na quinta-feira, 25/08, no auditório da Câmara de Vereadores, reunião entre produtores de leite do Município, técnicos do setor e interessados em investir na produção de leite, para analisar as melhores alternativas no aumento da produção com qualidade, e ao mesmo tempo avaliar as exigências legais trazidas pela Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura.

Na ocasião o veterinário da Tirol, Edgar Gheller, ministrou palestra, especialmente sobre a importância dos agricultores investirem na produção com qualidade e adaptarem suas propriedades em conformidade com a IN 51. Em seguida Fabiano Picinin falou sobre o pagamento por qualidade que começa a ser implantado pela Tirol.

O encontro faz parte da proposta do Programa DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável, do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoiar atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada à diversidade cultural.

O programa DRS objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental, com soluções sustentáveis, inclusivas e participativas, sempre em conjunto  com parceiros, num processo chamado de “concertação”.

Em Ibiam, o Programa tem como principal objetivo, incentivar a atividade leiteira no Município e contribui na agregação de valores da agricultura familiar. Segundo a secretária de Agricultura, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), a  reunião foi muito produtiva, pelo grande interesse e participação dos produtores, além de destacar a importância dos debates e da troca de informações na busca do aumento da produção com qualidade dos produtos.

Durante o evento o Veterinário  Célio Ramos da Prefeitura, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, e adiantou que novos eventos serão promovidos para tratar de outros assuntos importantes ligados a atividade leiteira.