Informática ajuda no aprendizado em sala de aula em Ibiam
Informática ajuda no aprendizado em sala de aula em Ibiam
O Poder Público Municipal de Ibiam, deu início na última semana do mês de março de 2011, um projeto de inclusão digital a todos os alunos matriculados nas Redes Municipal e Estadual de Ensino.
Por intermédio de salas de informática instaladas em anexo ao Centro Educacional Eliziane Titon, ligadas a Internet, a Administração Municipal, incumbiu à equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, oferecer ensino da informática de forma gratuita e continuada a todos os estudantes do Município.
As aulas são ministradas em dois núcleos: um através de Oficina de Informática, para todos os alunos, onde são ofertados cursos, em diversos horários, durante a semana, com orientação da instrutora Cíntia Rampon, acadêmica da Nona Fase do Curso de Sistemas de Informação da UNOESC, campus de Videira. O segundo funciona como uma extensão do trabalho dos professores em sala de aula, com atividades de ensino nos laboratório de informática, orientado pela professora Elaine Piovesan Cordeiro.
Na prática, todos os alunos, tanto do Estado como os matriculados na Rede Municipal, tem acesso aos ensinamentos de informática de forma articulada com as disciplinas ministradas em sala de aula. Com isso, o Município abre espaços para que alunos e professores possam avançar no aprendizado com conhecimentos teóricos e práticos da educação tradicional com o mundo digital.
Para o prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), a introdução da Informática no ambiente escolar é um processo irreversível e de grande importância na construção de novas práticas pedagógicas exigidas pelo avanço da informática na vida das pessoas.
A Secretária Municipal de Educação, Marilene Valesan Borsoi admite que a introdução
a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre as pessoas, independentemente de onde elas estejam vivendo. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia, e que os Municípios precisam acompanhar.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância e necessidade de ofertar o ensino aos alunos para que não se tornem analfabetos digitais.
Com o projeto, o Município quer possibilitar aos estudantes recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia e a Internet, para que o aluno aprenda novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.
Em Ibiam o acesso a informática na Escola, começa ainda na Educação Infantil, com programas e máquinas específicas, para que a criança aprenda a usar o computador para conquistar de forma igualitária o direito de disputar as oportunidades que encontrar pela frente, em busca do sucesso profissional e social.