Ibiam aposta em políticas públicas para a agricultura

Secretária Marica aposta em uma gestão voltada para as necessidades dos agricultores, com metas e ações capazes de aumentar a produção de leite e do gado de corte, e possibilitar incremento na economia de quem planta e cria no Município

Com o objetivo de atender à demanda do segmento da produção do gado de leite e de corte no município, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiam está dedicando boa parte de suas forças no apoio aos agricultores, com equipamentos e servidores, para possibilitar a confecção de silagem, destinada a alimentação do rebanho, especialmente nos meses de frio na estação do Inverno.

Segundo a secretária municipal da Pasta, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), os dois tratores equipados do Município, mais as máquinas terceirizadas dão suporte aos equipamentos dos agricultores, alem dos implementos agrícolas cedidos pela Administração Municipal as Associações de Agricultores, através de comodato, para atender a grande demanda de pedidos.

Marica explica que o tempo prejudicou os trabalhos nos meses de janeiro e fevereiro, mesmo assim, a meta do Poder Público Municipal é atender a todos até a primeira quinzena de abril. “Estamos trabalhando com muito empenho e organização para atender a demanda, porem, sabemos das nossas limitações de máquinas e implementos, portanto necessitamos da compreensão e colaboração dos agricultores, para que possamos atender todos os pedidos”, adverte a Secretária.

O Município possui cerca de 310 propriedades, a maioria da agricultura familiar, que tem na produção de leite e no gado de corte alternativas de emprego e renda, especialmente para manter a família do agricultor no campo, e em condições de obter maior lucratividade durante todo o ano.

Para a Secretária, as políticas públicas devem caminhar lado a lado com os produtores, para que o agronegócio local possa dar aos produtores metas de conquistar mais qualidade de vida e ganhar mais dinheiro, sem precisar buscar refúgio na cidade, onde, na maioria das vezes, o caminho para obter sucesso é bem mais árduo.

Marica assumiu a secretaria de Agricultura do Município, no mês de fevereiro deste ano, e sua principal meta é dar uma dinâmica administrativa moderna ao setor, com planejamento e organização dos trabalhos, para poder dialogar com os agricultores e tentar encontrar soluções e meios e dar suporte técnico e informativo, na busca de concretizar políticas públicas dentro das necessidades e vontades de cada agricultor. A Secretária diz que um dos grandes desafios da Administração, para o setor, é fazer um trabalho concreto para que o produtor rural possa usar o capital e infraestrutura disponível na propriedade, aumentar as opções de produção e obter maior lucro na hora de comercializar os produtos.

Dentro das limitações legais, a Prefeitura dispõe de subsídios, com oferta de horas máquinas, com custos acessíveis, pois, o Executivo Municipal acredita na força produtiva local, e aposta na produção de leite e no gado de corte como uma boa opção para que o agricultor possa aumentar os ganhos na propriedade e se manter no campo. Para isso, a colheita de forragens de milho, denominada silagem, é fundamental para manter o rebanho bem nutrido no inverno e garantir o índice de produção.

Paralelo a confecção de silagem o Município está dando suporte com as máquinas no plantio de pastagens. De acordo com a Secretária Marica, os pedidos ainda podem ser feitos junto a Secretaria Municipal de Agricultura.

Ceron-  18 de março de 2011