Cresce arrecadação de ICMS em Ibiam

A Prefeitura de Ibiam registrou aumento da receita de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no acumulado dos doze meses do ano de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. A alta foi de 23%, totalizando R$ 2.712.521,00  nos dose meses de 2010 em relação aos R$ 2.201.407,00 repassados em igual período do ano de 2009.

De acordo com o prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), o aumento deve-se ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). “Embora a economia não esteja crescendo extraordinariamente, houve um bom desempenho”, explicou Pila.

O Prefeito diz que o cenário é positivo para a Administração de Ibiam, particularmente por que o poder público municipal investiu em projetos de auxílio e suporte ao setor de produção no agropecuário, que deve ampliar as fontes de riquezas aos munícipes a partir de 2011.

A arrecadação de recursos do ICMS junto com o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), feito pelo governo federal, compõem a maior parte das receitas da Prefeitura. O ICMS é um imposto que cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir, como determina a Constituição Federal de 1988.

Segundo o prefeito de Ibiam, o crescimento dos índices do ICMS mostra que a administração está no caminho certo. "Os números não mentem. A nossa política de incentivos municipais voltados ao setor industrial, comercial e especialmente no agronegócio já estão trazendo resultados positivos para os ibianenses”.

O prefeito aproveitou ainda para agradecer os profissionais do comércio, indústria e agricultores responsáveis pelas informações sobre produção primária no município. "Sem a ajuda dos agricultores, contadores e empresários da cidade não conseguiríamos este resultado importante. Cada um deles ajuda a fazer de Ibiam uma cidade melhor", completou o prefeito .

Os dados são da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, e mostram que o crescimento econômico do município de Ibiam, em 2010, foi superior a média da Micro Região do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), que cresceu cerca de 16% e do Estado, que viu o ICMS aumentar em 19%.