Escola presta homenagens ao Dia das Crianças e do Professor

15/10/2010 – Outubro é o mês para se celebrar a alegria espontânea e genuína dos infantes e o altruísmo de se partilhar o conhecimento dos educadores. Apenas três dias separam o “dia” de um do de outro, apesar de ambos estabelecerem uma relação intrinsecamente próxima.
Professores multiplicam seu carinho e atenção às dezenas que preenchem as salas de aula desde cedo em busca do saber.
Crianças estabelecem sentimentos de confiança e afeto para com aqueles com mãos amigas levam a desbravar o mundo ou ajudam a desenhar as primeiras letras.

Por isso, no dia 14 de outubro, dois dias após o Dia das Crianças e um antes do Dia do Professor, a Secretaria Municipal de Educação de Ibiam reuniu no Centro Educacional Municipal – Elisiane Titon, os Alunos da Rede Municipal para junto com os Professores comemorar as duas datas muito importantes para a comunidade escolar.

As comemorações contemplaram encenação teatral, canto e música e muitas brincadeiras lúdicas e recreativas, além de doces e salgados ofertados às crianças e Professores. Ao final do dia, Alunos e Educadores receberam da equipe da Secretaria de Educação presentes e lembranças pela passagem do Dia da Criança e Professor e pelos valores que representam para a Educação e desenvolvimento do Município.

Paralelo a festa promovida pela Secretaria de Educação na Escola, para crianças e educadores, a Prefeitura ofereceu na quinta-feira, 14/10, aos profissionais da Educação um jantar em comemoração ao Dia do Professor. Na oportunidade o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), lembrou dos valores do Professor e parabenizou pelo trabalho educacional desenvolvido por todos  no Município.

Dia das Crianças:

No Brasil, é celebrado em 12 de outubro, desde 1924, quando, através de decreto, o, então, presidente da república, Arthur Bernardes, oficializou a comemoração. Contudo, pelo mundo afora, as crianças recebem homenagens em outros dias: 15 de novembro, na Índia; 1º de junho, em Portugal; e 5 de maio na China e no Japão. A data de 20 de novembro também é dia de se pensar a infância. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas como Dia Universal das Crianças, o dia marca a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, também em 1924, em Genebra – Suíça, a fim de garantir a proteção e os cuidados especiais de que as crianças necessitam.

Dia dos Professores:

O dia 15 de outubro (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila) foi instituído oficialmente como feriado escolar – a fim de se enaltecer a função dos educadores na sociedade – no Brasil, em 1963, por Decreto Federal. Porém, a data escolhida é representativa para a educação nacional, desde o Império. Nesta data, em 1827, D. Pedro I criava o Ensino Elementar, no qual o ensino básico deveria ser descentralizado e acessível a todos.