Curso de operação e manutenção de tratores agrícolas

24/09/2010- Com o objetivo de empregar técnicas corretas na operação, regulagem e manutenção de tratores agrícolas e implementos, a Prefeitura de Ibiam através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural e SENAR-SC, realizou entre os dias 22 e 23 de setembro, o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas.

Os operadores (servidores públicos municipais e da iniciativa privada), receberam aulas práticas e teóricas realizadas junto a Secretaria de Obras, que forneceu trator  e implementos utilizados pelos participantes do curso.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Alcindo Perosa, a manutenção preventiva de tratores agrícolas de pneus consiste na realização de uma série de cuidados, com base em um cronograma proposto pelo fabricante da máquina e das condições das atividades em cada propriedade.

O Secretário lembra que com uma boa manutenção e utilização racional da máquina, consegue-se reduzir o custo operacional, diminuir o índice de falhas mecânicas, aumentar a vida-útil da máquina, promover economia de combustível, de tempo e dinheiro.