Hemosc faz coleta de sangue em Ibiam

20/08/2010

A Secretaria da Saúde de Ibiam em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc, unidade de Joaçaba, promoveu na quinta-feira, (19/08),  Campanha de Doação de Sangue na cidade de Ibiam.

 

A equipe do Hemosc esteve na Unidade Central de Saúde do Município realizando a coleta de sangue dos interessados através da distribuição de senhas. Foram atendidos mais de 50 voluntários totalizando a coleta de 45 bolsas.

 

Para a Assistente Social do Hemosc, Leonice Terezinha Andreoli Cavali, a campanha superou a expectativa e as bolsas coletadas equilibrarão em cerca de 40 dias os estoques do banco de sangue de acordo com a demanada atual, que é de aproximadamente 750 bolsas/mês, para atender os 50 municípios de abrangência do Hemosc de Joaçaba, entre eles o município de Ibiam.

 

A campanha em Ibiam foi coordenada por Joana Célia Becker Araldi com supervisão da Secretária Municipal de Saúde – Leila Ramos Araldi, e obteve adesão de dezenas de voluntários, dispostos a doar um pouco de sangue em favor de alguém que esteja precisando para, talvez sobreviver.

 

Joana diz que a motivação e a vontade de ajudar o próximo foi fator preponderante para o sucesso da coleta. Ela lembra que a solidariedade da população é motivo de orgulho do Município.

 

Para a dona de casa Wislene Gonçalves, 23 anos, mãe de um filho, o gesto de doar sangue é uma forma do ser humano ajudar o próximo que em muitos casos depende disto para continuar vivendo. “Eu já tive uma experiência na família, quando meu marido sofreu um acidente e necessitou de sangue. Estou muito feliz em poder hoje doar e quem sabe estar ajudando alguém”, enalteceu Wislene.

 

O Município de Ibiam possui um cadastro de voluntários que fazem doação de sangue de forma contínua. Para isto, o Município disponibiliza transporte até o Hemosc, em Joaçaba, para que os doadores possam contribuir com a reposição dos estoques do banco. Em 2009, por exemplo, cerca de 90 pessoas doaram sangue, considerando a população de aproximadamente dois mil habitantes, aproximadamente 5% dos habitantes do Município são doadores. Organização Mundial da Saúde preconiza que 2 % da população sejam doadora de sangue. Em nível nacional, apenas 1,5% da população brasileira doam sangue. O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, mas o número de doações não chega nem na metade.

 Os principais requisitos para a doação de sangue é: ser maior de 18 anos e menor de 60 anos; pesar mais de 50 KG; se for mulher doar o sangue de quatro em quatro meses, não estar grávida, não está amamentando; se for homem doar de três em três meses; não ter tido Hepatite até os dez anos de idade; não ter tido contado com o inseto barbeiro; não ter tido a doença malaria ou ter visitado a região que possui essa doença nos últimos seis meses; não ter tido epilepsia; não ser diabético; não ter tido sífilis (doença sexualmente transmissível); não ter feito tatuagens a menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos dez anos; não ter se alimentado em menos de duas horas; dormir pelo menos seis horas de antecedência da doação; não ter tido relações sexuais sem preservativo, com mais de um parceiro e ter usado drogas injetáveis; não ter ingerido bebida alcoólica vinte e quatro horas antes da doação.