Executivo e Associação Comercial buscam alternativas para ampliar o desenvolvimento sócio econômico de Ibiam

06/08/2010

O prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), recebeu em seu gabinete, na quinta-feira, (05/08), representantes da Associação Comercial da cidade (AMPE- Associação de Micros e Pequenas Empresas), para uma reunião, com objetivo de debater com os empresários e Administração Pública, os rumos da economia local.

O chefe do Executivo Municipal ouviu dos investidores a necessidade de programar políticas econômicas, formalizar parcerias público privadas, com objetivo de fomentar ações e projetos, para que os setores do comércio, indústria e prestação de serviços possam obter crescimento sustentável, a curto e médio prazo.

Uma das preocupações dos membros da AMPE é criar mecanismos de incentivos e motivar os consumidores locais para que façam suas compras de varejo nas lojas e supermercados de Ibiam.

A justificativa dos empresários é vislumbrada na teoria de que, quanto mais consumidores aderirem ao comércio local, maior será o crescimento sustentável da economia no Município. Lembram que os índices da economia, quando positivos representam aumento na oferta de empregos no setor privado e de serviços de competência dos órgãos Públicos. Para isto, estudam junto com o Executivo Municipal, lançar campanhas e promoções para atrair o consumidor e fazer com que o PIB (Produto Interno Bruto) do Município gere renda e riquezas à população local.

Ibiam está inserido na micro região da SDR de Campos Novos que congrega oito cidades, sendo o Município de Ibiam, o que tem apresentado melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano),  e no cenário estadual,  ocupa lugar de destaque na geração de riquezas através do movimento econômico ocupando a posição de 188 entre os 293 municípios de Santa Catarina.

Para tanto, a grande meta de investidores e Poder Público é agregar políticas e valores com intuito de atrair o capital local para que o comércio possa crescer e atender a demanda de produtos e serviços da população. É um caminho de mão dupla; para que o setor empresarial cresça é necessário apoio dos consumidores, que gastam boa fatia de sua renda em lojas e supermercados da região. Na outra via, quanto maior o lucro do setor privado maior será a receita da Prefeitura, que poderá ampliar os trabalhos e serviços à população.

O Executivo Municipal possui uma legislação de incentivos, através da Lei  0125/99, que estabelece estímulos econômicos e incentivos fiscais para empresas e pessoas físicas que se estabelecem no Município, ou que ampliem suas instalações e atividades produtoras. Porem, na prática, o Poder Público só pode ser o agente fomentador e auxiliar com projetos e programas para que os empresários possam apostar mais alto na economia local.