Ibiam lança programa Inclusão Digital Rural

Ibiam lança programa Inclusão Digital Rural01/07/2010

Parceria entre a secretaria municipal de Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina -SENAR, está trazendo para o município de Ibiam, curso do Programa de Inclusão Digital Rural.

A primeira etapa já aconteceu na segunda quinzena do mês de junho na sala de informática (telecentro) do Centro Municipal de Educação, com a participação de um grupo de dez pessoas.  A segunda etapa deve acontecer no mês de agosto deste ano.

A iniciativa, segundo o secretário de Agricultura, Alcindo Perosa, tem por objetivo capacitar produtores rurais e suas famílias para a utilização do computador e das ferramentas da informática nas atividades agrícolas.

A meta é iniciar os usuários na rede, ensinando como navegar na internet, como criar um e-mail, além de conhecimentos sobre aplicativos de criação de planilhas e edição de texto. “Estamos muito satisfeito em poder oportunizar o acesso às tecnologias de informação e comunicação da informática para a população rural, visando estimular a eficiência na propriedade rural e a melhoria na qualidade de vida”, afirmou Alcindo.

De acordo com o Secretário, a Administração Municipal está tentando viabilizar a realização de outros cursos e treinamentos em áreas voltadas para a aprendizagem e capacitação dos produtores rurais, bem como, para a cidade.

Telecentro na Escola abre portas para inclusão digital de todos

Utilizado para o treinamento do curso do Programa de Inclusão Digital Rural, o telecentro (sala de informática) do Centro Educacional Municipal -Elisiane Titon, é uma ferramenta colocada a disposição da comunidade pelo Município, para que toda sociedade possa fazer parte da inclusão digital – necessário e urgente para quem deseja acompanhar inovações tecnológicas, conquistar espaço no mercado de trabalho e obter sucesso no campo sócio econômico.

Segundo a secretária municipal de Educação Marilene Valesan Borsoi, a sala de informática (telecentro), equipada com dez computadores ligados a rede mundial (internet), está aberta a toda população de Ibiam, sendo que o Poder Público Municipal oferece um profissional diariamente para ministrar aulas e monitorar o uso dos computadores.

Marilene diz que os agricultores que participaram do treinamento, no final do mês de junho, saíram satisfeito e felizes com a oportunidade de ter acesso aos computadores e a internet. Ela lembra que a inclusão digital é um processo de apropriação das novas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, de forma a permitir a autonomia para pessoas historicamente excluídas dos seus direitos.

Para a Administração Municipal de Ibiam, o telecentro instalado em anexo a Escola, através de parceria com o Ministério das Comunicações é local de acesso ao conhecimento, cultura, educação, formação, entretenimento, compressão crítica da realidade e produção de comunicação comunitária.

O objetivo do Executivo Municipal é fazer uma gestão que valorize a democracia participativa dos espaços públicos, incentivando a participação direta dos cidadãos enquanto agentes políticos. Portanto, o telecentro é um local de busca, valorização e promoção da democracia e da cidadania.