Ibiam participa do Programa Formação pela Escola

(30 de abril de 2010 – Assessoria de Imprensa)

Professores e Técnicos da Prefeitura de Ibiam participam do programa Formação pela Escola ministrado na cidade de Campos Novos, por intermédio da Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e apoio do Governo Federal.

Desenvolvido em módulos, o programa é direcionado a professores e funcionários do setor, interessados em saber mais sobre o funcionamento dos programas que destinam recursos à educação, com aulas presenciais e à distância distribuído em cinco módulos, com carga horária de 40 horas cada.

A qualificação é composta de Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa do Livro (PLI). A participação no módulo Competências Básicas é obrigatória e opcional nos demais. As aulas visam fornecer subsídios para a gestão participativa dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE.

Para a secretária de Educação de Ibiam – Marilene Valesan Borsoi, a participação dos profissionais da Educação do Município no Programa Formação pela Escola é de grande relevância. A Secretária diz que o aprimoramento vai render muitos frutos ao setor de educação.

O Ministério da Educação e o FNDE entendem que os Estados e os Municípios necessitam conhecer de forma mais aprofundada a concepção, a execução, o acompanhamento e a prestação de contas dos principais programas de repasse legal de recursos financeiros. No final os grandes beneficiados serão os alunos e indiretamente toda sociedade que terá a frente da execução dos serviços públicos pessoas mais capacitadas e preparadas para aplicar as políticas públicas educacionais em favor de toda coletividade.