Ibiam realiza o primeiro Seminário do ECA

Ibiam realiza o I Seminário do ECA              No dia 14 de agosto Ibiam realizou um expressivo estudo sobre o Estatuto da Criança e do adolescente. Evento este comemorativo aos 17 anos da fundação do ECA.                   A lei 8.069 que regulamentou os direitos fundamentais da crianca e do adolescente, assim, e dever da família, da sociedade e do poder publico garantir, com absoluta prioridade, a guarda dos direitos referentes  a saúde, a alimentação, a educação, ao esporte, ao lazer, a profissionalização, a cultura, ao respeito, enfim, direito a vida!Assim, os objetivo geral deste seminário foi Proporcionar a ampliação do conhecimento sobre o ECA, desmistificando conceitos e visões errôneas sobre o estatuto.Objetivo especifico1-Proporcionar a nível municipal um repensar sobre a política da criança e do adolescente. 2 -Discutir sobre o ECA e a política da educação3 – Possibilitar as famílias melhores condições para desempenhar seu papel diante dos filhos. Os palestantes foram a Dra. Neuza Maria de Souza Rauen – Advogada e o Soldado Marco do PROERD de Campos Novos, onde  ministraram  palestras com as temáticas O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Política da Educação com ênfase na responsabilidade da família. Ato Indisciplinar e Ato Infracional. Mitos do ECA.             O evento contou com a participação de um grande publico, como pais e alunos, professores e varias autoridades. Contou também com os adolescentes do Projeto municipal Amigos da Adolescência que fizeram uma apresentação dos direitos previstos no ECA.             Segundo a Psicóloga que idealizou o seminário `este momento teórico foi de suma importância para repensar as questões dos direitos, mas também evidenciar os deveres que a criança e adolescente tem, para que assim possamos desmistificar os mitos em relação ao ECA e ao Conselho Tutelar. Educar com limites ou regras leva a criança e adolescente a condição de SUJEITO e não de OBJETO`.