Campanhas de Vacinação supera metas em Ibiam

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que neste ano teve como tema “Proteger é Cuidar, terminou na sexta-feira, dia 01 de junho com superação das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde em Ibiam.

 

Segundo Salete Balbinote, responsável pela Vigilância Epidemiológica, a Influenza é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

 

Daí a importância do Município ter trabalhado para vacinar as 388 pessoas (272 idosos, 21 profissionais da Saúde, 27 crianças, 14 gestantes e 54 pacientes crônicos), considerando que estão aptas para receber a vacina as crianças de seis meses a 2 anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

 

Apesar de não ter computados os dados finais da campanha, o município de Ibiam estima ter vacinado mais de 90% do público alvo, e desta forma ter contribuído para que o estado de Santa Catarina atingisse o melhor índice de vacinação contra a gripe A. A meta nacional era imunizar 80% do público-alvo, e em SC, antes mesmo de encerrar a campanha, o índice atingiu 86% do grupo de risco.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, das 915.756 mil pessoas alvos da vacinação, 795.933 já estão imunizadas. “Esse número representa uma parcela de 86,92%. Isso é resultado do trabalho em parceria com as unidades de atendimento, dos municípios, da imprensa, que apoiou e incentivou a vacinação e dos técnicos da Secretária de Saúde”, comenta o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande.

 

A Campanha Nacional de Vacina contra a Influenza também é uma oportunidade para as pessoas atualizarem sua carteira de vacinas. – Quando as pessoas forem se vacinar contra a influenza, já podem atualizar as demais vacinas.

  

Vacina contra Poliomielite

 Entre 16 de junho e 6 de julho, crianças até um ano de idade receberão a dose inédita da vacina injetável contra a poliomielite. A multivacinação, destinada a pessoas de todas as faixas etárias, está prevista para acontecer entre 18 e 24 de agosto.