Draga de Consórcio da AMARP ajuda na mecanização agrícola de Ibiam

22/08/2011-  O Município de Ibiam faz parte do consórcio cinco da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), instituído com objetivo de ampliar a capacidade dos integrantes obterem serviços e realizarem obras com menor burocracia e redução de custos.

Com isso, Ibiam conseguiu contratar através do consórcio 150 horas de máquina (draga), para prestar serviços nas propriedades agrícolas de seu Município, com redução de quase 50% dos valores hora máquina aos agricultores.

Não de trata de terceirização, pois a máquina é pública, pertence ao consórcio e foi doada pelo Ministério da Pesca, ainda no ano passado, e está à disposição dos Municípios da AMARP.

Segundo o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), é uma forma dos Municípios aumentarem a oferta de serviços, especialmente de escavadeiras hidráulicas, onde a demanda é muito superior a capacidade do Município. “Para nós é importante este tipo de serviço, pois, assim temos condições de atender cerca de dez horas para cada agricultor que nos fez pedido. Considerando que a Prefeitura dispõe de uma máquina que não é suficiente para atender o grande número de pedidos”, explicou o Prefeito.

Para a Secretária de Agricultura de Ibiam, Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), a parceria da Prefeitura com a Amarp na contratação da draga é importante para desafogar um pouco os trabalhos nas lavouras do Município. “Nossa meta sempre foi e continuará sendo trabalhar para que possamos atender ao pedidos e necessidades de nossos agricultores. Sabemos da importância da mecanização das propriedades, pois é uma forma de o agricultor aumentar a área de plantio e melhor as condições de  trabalho na propriedade. Tambem sabemos que uma máquina custa carro e com o consórcio o preço da hora cai para quase a metade do valor de mercado, isso é  bom para quem contrata e nos dá certeza que a nossa agricultura vai continuar produzindo cada vez mais”, explica Marica.

Como a máquina atende todos os Municípios da Amarp, para tanto segue cronograma de atividades agendadas e no próximo ano deverá retornar para Ibiam, quando o Município poderá contratar mais horas e atender maior número de agricultores. Para isso, os produtores rurais interessados devem formalizar pedidos junto a Secretaria Municipal de Agricultura.