DRS debate produção de leite em Ibiam

A Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), presidiu na quarta-feira, 08 de junho, no salão da Capela da Cidade de Ibiam, reunião do Programa DRS- Desenvolvimento Regional Sustentável (Banco do Brasil), que tem como principal objetivo, incentivar a atividade leiteira no Município de Ibiam.

Com apoio da Epagri, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil e de toda equipe técnica da Secretaria, a principal pauta da reunião foi rever as ações desenvolvidas com objetivo de aumentar a produtividade de leite no Município.

De acordo com Marica, a proposta é unir esforços com os produtores e aproximar das propriedades rurais novos conhecimentos para que o agricultor tenha condições de aumentar o volume de produção e reduzir os custos na manutenção do rebanho.

O Programa DRS é uma estratégia negocial do Banco do Brasil, que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o BB está presente. Por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, o Banco apóia atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada à diversidade cultural.

Para o Médico Veterinário do Município, Célio Lucas Ramos, a estratégia objetiva contribuir para a geração de trabalho e renda e para adoção de práticas que permitam um salto de qualidade nos indicadores de desenvolvimento social e ambiental, com soluções sustentáveis, inclusivas e participativas, sempre em conjunto  com parceiros.

E como o BB elegeu o Município de Ibiam para trabalhar o Programa, a Secretaria Municipal de Agricultura está buscando aglutinar forças com as entidades envolvidas e especialmente com os agricultores para buscar da produção de leite um incremento a mais de renda aos agricultores.

Durante o encontro, com a presença de dezenas de agricultores, os principais pontos abordados foram a necessidade de fazer análise de solo através da Epagri com menor custo, orientação de agrônomo; capacitação dos próprios agricultores para a inseminação e promoção de treinamentos sobre melhoramento genético, acasalamentos e aquisição de sêmen.

Segundo o Veterinário Célio, a agricultura precisa investir em bons projetos, com apoio da Epagri, Cresol, EMW e do próprio Município, tanto para o melhoramento genético, como para produzir pasto e adquirir ordenhadeiras, resfriadores, salas de ordenha, cercas, novilhas, custeio, analisar melhor os projetos para atender legislação ambiental.

Outro tema que ganhou destaque nos debates foi a aquisição de animais de referência, se possível produzir os animais na propriedade com treinamento para criação de novilhas. “Nosso objetivo é mostrar a viabilidade financeira da atividade leiteira em nosso Município. Por isso precisamos investir em treinamento, fazer cálculo de custos, gerenciar a propriedade, dentro de um planejamento sustentável e profissional”, explica Célio.

Higiene e sanidade na propriedade

Além de fazer esclarecimento sobre IN 51, com apoio de equipes técnicas de lacticínios da Tirol, Lactocampos, Leite Vida e outros, o Município passará a oferecer serviços de exames de Tuberculose e Brucelose, através de Veterinário credenciamento junto ao MAPA.