Ação que salva vidas: doe sangue!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que haverá doação de sangue no dia 05 de fevereiro no Hemocentro Regional de Joaçaba. O Hemosc irá transportar os doadores que se inscreverem para a coleta, a partir das 13h em Ibiam, com transporte ida e volta.

Os doadores podem se cadastrar para doação na Secretaria Municipal de Saúde até o dia 03 de fevereiro.

Requisitos para ser doador:

– Ter idade entre 16 a 69 anos (jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, ambos portando documento oficial);

– Idade máxima de 60 anos, 11 meses e 29 dias para a primeira doação;

– Pesar acima de 50 quilos (com desconto das roupas e calçados);

– Estar bem alimentado (alimentos leves e não ricos em gorduras, nas últimas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento emitido por órgão oficial com foto que permita a identificação;

– Estar saudável.

Você não pode doar sangue se tiver peso inferior a 50 quilos, estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação, estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação, estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação, estiver com febre no dia da doação, estiver grávida, estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

Também existem impedimentos temporários.  As dúvidas podem ser esclarecidas no momento da inscrição na UBS de Ibiam.