Prefeitura de Ibiam e FUNASA inauguram sistema de abastecimento de água no Cerro Azul

A Administração do Município de Ibiam e a Funasa – Fundação Nacional de Saúde, órgão executivo do Ministério da Saúde, por meio da Superintendência Estadual promoveram no sábado, dia 05 de maio de 2012, a inauguração do sistema de abastecimento de água do Cerro Azul.

A solenidade foi presidida pelo prefeito de Ibiam, Nelson Mario Grassi (Pila) em conjunto com o Superintendente Estadual da Funasa, Adenor Piovesan, e contou com a presença de diversas autoridades, com destaque para a equipe de engenharia da Funasa liderados pelo engenheiro responsável pela obra, Milton Tadashi Shiratori, de representantes do Poder Legislativo Municipal, das Polícias Civil e Militar, Secretários Municipais e das famílias beneficiadas com a obra.

A entrega oficial da obra que levou água encanada e de ótima qualidade para a comunidade do Cerro Azul foi recebida com festa e muita alegria pelas 23 famílias beneficiadas. Para a mãe de família Odete Wille, o investimento do poder público é louvável e merece elogios de todos, não só por que a comunidade passa a ter nas residências água em abundância, mas principalmente porque segundo ela, a água é um bem indispensável para a vida das pessoas e com o sistema de abastecimento implantado, chega ao fim a era do sofrimento por causa da escassez de água em boa parte do ano.

“A comunidade do Cerro Azul agradece ao Município e a Funasa por este investimento, pois para nós, isso é saúde, e de agora em diante, com certeza teremos mais tranquilidade em saber que em nossas casas está chegando água tratada, isso sim é cidadania e respeito às pessoas”, afirmou Odete.

Para o superintendente estadual da Funasa em Santa Catarina (Suest/SC), o sistema de abastecimento implantado no Cerro Azul, em parceria com o Município é uma ação que tem as pessoas em primeiro lugar e busca na obra atender a necessidade de numero um, que é levar para as famílias água de qualidade.

Piovesan reiterou que a Funasa continua se empenhando em levar aos municípios, por meio de investimentos em saneamento ambiental, ações de prevenção à saúde pública, contribuindo, assim, para que o lema do Governo Federal "País rico é País Sem Miséria" alcance, definitivamente, as portas da cada cidadão brasileiro. "E assim, consequentemente, possamos melhorar a qualidade vida do nosso País", em especial hoje, para essas 23 famílias beneficiadas”, acrescentou Piovesan.

Nelson Mario Grassi (Pila) enalteceu o evento ao atribuir os valores sociais e de saúde do sistema de abastecimento de água para os moradores do Cerro Azul. De acordo com o Prefeito, além das 23 famílias atendidas, a rede tem capacidade para abastecer futuros moradores, caso a comunidade receba novos moradores.

Com a entrega das obras o Prefeito Pila disse que mais de 95% das famílias do município de Ibiam são atendidas com água encanada e de ótima qualidade, graças aos investimentos do Poder Público Municipal, por meio de perfuração de poços artesianos e investimentos com redes de distribuição. “É uma vitória de nossa gente e uma satisfação dos Administradores, pois temos certeza do bem que a água representa para a vida das famílias, que como estas do Cerro Azul, a maioria de nossas casas recebe água encanada e tratada. Isso é investimento em saúde de nossa população, que é uma das grandes metas de nosso Governo”, afirmou Pila.

O descerramento da placa simbolizando a inauguração da obra foi feita pelo Prefeito Pila com ajuda do Superintendente da Funasa – Piovesan, do engenheiro Milton e do presidente da comunidade do Cerro Azul – Renato Wille. A solenidade culminou com um almoço festivo promovido pela comunidade no centro comunitário do Cerro Azul.

Dados da Obra

O sistema de abastecimento de água no Cerro azul teve início com a perfuração de um poço profundo, com vazão de 10 mil/litros hora, com tempo de bombeamento de 15 horas diária. Para a perfuração do poço foram investidos R$ 20 mil, por meio de convênio com a Defesa Civil do estado de Santa Catarina.

O sistema é dotado de uma adutora com 1.302 metros e uma rede de distribuição com 7.785 metros de tubulações para abastecer 23 residências.

A obra também contemplou um reservatório com capacidade para armazenar 20.000 litros, mais uma casa de química para o tratamento da água captada.

Na obra foram investidos R$ 196.999,99, dos quais R$ 169.563,19 são originários da FUNASA e o restante, R$ 27.436,80 é investimento do Município. Alem deste valor o Município de Ibiam investiu mais R$ 27.735,00 na implantação de um sistema tratamento da água com instalação de filtros especializados.

Valor total dos investimentos R$ 244.734,99.