Prefeitura de Ibiam investe no plantio da safra 2011/2012

Ibiam- 31/10/2011- O Poder Público Municipal está investindo no setor produtivo primário, com o propósito de apoiar os agricultores no preparo da terra para o plantio da safra 2011/2012 que está em curso. Para isso está dando prioridade das ações da Prefeitura para auxiliar os produtores com máquinas, especialmente com uso de escavadeiras hidráulicas e tratores para que o Município possa aproveitar todas as áreas cultiváveis.

Segundo os dados do Movimento Econômico total do Município,  o agropecuário corresponde a 85%, ou seja: a cada R$ 100,00 gerado em Ibiam, R$ 85,00 vem da agricultura. Daí a grande preocupação do Executivo Municipal em apoiar o aumento do plantio no campo.

Para este ano o Município contou com apoio de uma maquina escavadeira hidráulica do consórcio da AMARP, que nos últimos 30 dias realizou 220 horas de serviços em cerca de 40 propriedades, na maioria obas de mecanização das lavouras para que o agricultor possa obter maior aproveitamento do solo e consequentemente aumentar a produção de grãos.

De acordo com o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila),  o objetivo da Administração Municipal é trabalhar para atender aos pedidos e necessidades dos agricultores na mecanização das propriedades. “O uso da draga da AMARP está nos dando a oportunidade de proporcionar ao agricultor aumentar a área de plantio e melhorar as condições de  trabalho na propriedade. Sabemos que é pouco e precisaríamos de pelo menos um trator de esteira, porem, estamos fazendo o que é possível fazer”, explica Pila.

Maria Ivete Gomes de Oliveira (Marica), Secretária Municipal de Agricultura explica que além do uso da máquina do consórcio que faz rodízio pelos Municípios da AMARP executando serviços com preços abaixo do mercado, tendo em vista que o custo para o agricultor da hora máquina é de R$ 92,00, enquanto que os preços de mercado variam na casa dos R$ 150,00, o Município de Ibiam ainda oferece aos agricultores apoio com escavadeira hidráulica e trator de pneus da Prefeitura.