SUS é tema da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Ibiam

  

Evento realizado na sexta-feira (08) no auditório da Câmara de Vereadores reuniu o Governo Municipal, Poder Legislativo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do SUS para debater o acesso e acolhimento do Sistema Único de Saúde.

  

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social,
política pública, patrimônio do povo brasileiro”, a 3ª edição da Conferência Municipal de Saúde possibilitou aos moradores de Ibiam opinar, conhecer e debater sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e quais as mudanças almejadas para os próximos anos.

  

Promovida a cada 4 anos as Conferências Municipais, /estaduais e federal da saúde, abre espaços para que a sociedade possa refletir sobre a situação da saúde de sua comunidade, com objetivo de valorizar o que está sendo feito de correto, buscar alternativas para modificar o errado e lançar propostas para construir um Sistema Único de Saúde aprimorado e com maior eficiência aos usuários.

  

Para o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), a união do Poder Público com a comunidade no debate em torno de Saúde, é uma das melhores formas democráticas de encontrar políticas públicas para que as pessoas vivam cada vez melhor. “Investir em Saúde é primordial, pois, Saúde é tudo em uma sociedade. Como é difícil quando temos algum problema de saúde e não temos recursos para tratar, por isso hoje aqui vamos tratar e discutir sobre problemas de Saúde de Ibiam. Se nós conseguíssemos trabalhar mais com prevenção de doenças já conseguiríamos reduzir muito os nossos problemas de saúde, como exemplo de outros países desenvolvidos como na Alemanha”, afirmou o Prefeito.

  

Leila Araldi, Secretária Municipal de Saúde explica que as Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção de Políticas Públicas voltadas às necessidades e demandas da população.

  

Durante os trabalhos da Conferência, a Assistente Social, Diretora do CIS-AMARP, Beatriz Maria Perotto Preto, ministrou palestra explicando que as conferências representam a democracia  brasileira com representantes de todos os órgãos, pessoas, comunidade, para conferir aquilo que está correto no município em relação ao SUS e em relação ao Estado e ao Brasil para propor melhorias a serem discutidas e debatidas.

  Ao final, sociedade e poder público apresentaram as propostas elencadas no município para melhorias e avanços do SUS e elegeram os delegados para representar o município na 6ª Conferência Estadual de Saúde em Florianópolis nos dias 21 e 22 de setembro.