Governo de Ibiam investe na saúde com Médico para o PSF

 

Investir no bem estar e na saúde da população. Esse tem sido um dos principais compromissos do Governo do Município, visando melhorar, qualificar e humanizar o atendimento e proporcionar para a população de Ibiam mais qualidade de vida.

 

Para isso, um novo Médico (Dr. Marcelo Pavese) foi contratado pela Administração Municipal para liderar os trabalhos do Programa de Saúde da Família (PSF) e proporcionar as pessoas atendimento digno e quando possível mais próximo das residências. Com isso, o Município passou, novamente a contar com três Médicos, para atender na Unidade Central de Saúde, um específico para PSF, atendimentos domiciliares e ainda a partir e abril, todas as primeiras e terceiras quintas-feiras na comunidade de Santo Alécio, quando a equipe do PSF fará atendimento no centro comunitário da localidade.

 

Segundo a secretária de Saúde, Leila Araldi, a nova contratação supre a deficiência deixado pelo Médico Hermínio Mathias, que atuou no Município por quase um ano, mas por questões particular se transferiu para outra cidade. “Estamos satisfeitos com a vinda do Dr. Marcelo, é um Médico, que apesar de ser uma pessoa jovem, tem boa experiência na área, já trabalhou por dois anos no vizinho município de Arroio Trinta, de onde temos boas referencias. Acreditamos que a população será bem atendida e nossa meta é cada vez mais avançar na qualidade dos serviços prestados”, explica a Secretária.

 

O Programa de Saúde da Família – PSF – tem por objetivo de proceder à reorganização da prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças e no hospital. A atenção está centrada na família, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, o que possibilita às equipes da Família uma compreensão ampliada do processo saúde/doença e da necessidade de intervenções que vão além de práticas curativas.

 

Para Ibiam, o Médico específico para atuar junto com as Agentes Comunitárias e serviço de enfermagem é considerado fundamental no tratamento preventivo e para aproximar os serviços de saúde das pessoas. Com isso, o Município consegue levar as pessoas atendimento humano e de qualidade, muitas vezes antes mesmo de elas contraírem alguma enfermidade.