Programa Escola no Campo aproxima estudantes de ações em defesa do Meio Ambiente

28/10/2010- Alunos e Professores das quartas séries do Ensino Fundamental do Centro Educacional Municipal de Ibiam participaram na quarta-feira, 27/10, do encerramento da etapa deste ano do Programa “Escola no Campo”, desenvolvido pela Syngenta e Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) em parceria com Municípios da região de Campos Novos.

O encerramento aconteceu no Centro de Eventos Galpão Crioulo em Campos Novos. Contou com a presença de autoridades dos municípios participantes e de membros da COOCAM e Syngenta. O Município de Ibiam foi representado pelos Secretários de Administração – Alcindo Perosa e de Educação – Marilene Valesan Borsoi, além da diretora da Escola- Cácia Gonzatto Araldi, que no ato representaram o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), que por motivos particulares não pode se fazer presente.

Entre os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e apresentados no encerramento, a Escola de Ibiam foi destaque pela belíssima encenação de uma peça teatral alusiva ao Meio Ambiente e a um desenho apresentado pela aluna Amanda Thomaz Ramos, premiados como duas bicicletas. O desenho de Amanda foi escolhido o melhor do ano e ilustrará o calendário de 2011 da COOCAM/Syngenta. Ambos os trabalhos de Ibiam retrataram a história da humanidade e os conflitos do homem com a natureza, desde a descoberta do fogo pelo ser humano, fazendo menção de que o futuro do Planeta Terra depende da consciência do homem, pois somente a humanidade é capaz de reverter a devastação dos recursos naturais, desde que cada um faça a sua parte, concluindo que a esperança de um mundo melhor está nas ações desenvolvidas hoje e na educação das futuras gerações.

Para a diretora Cácia, o projeto  “Escola no Campo” – que já está no sétimo ano,  é importantíssimo no processo educacional dos alunos, pois desperta a consciência do estudante de suas responsabilidades e deveres para com a Natureza. A Diretora diz que  a questão ambiental deve ser prioridade em todas as políticas públicas, “afinal devemos pensar com responsabilidade o fator natureza, e nada mais correto começar com as crianças, pois o futuro dependerá delas”, advertiu.

Na prática, o projeto quer fazer com que os estudantes compreendam a importância de investir na recuperação e conservação do meio ambiente. Durante o ano, em sala de aula, os alunos estudam com os professores de forma didática, o que é necessário fazer para que o homem possa viver em harmonia com a natureza. Através dos livros e de experiências nos bancos escolares e no convívio em família, o programa “Escola do Campo”, exerce um poder de levar o homem do campo a reconhecer-se agente ativo na transformação desta realidade, o que o levará a conviver melhor e com mais prazer no meio em que vive.

De acordo com Cácia, ao mesmo tempo em que os alunos aprendem a respeitar e  defender o meio ambiente avançam no desenvolvimento educacional e na formação sócio cultural. Com isso, ganha o meio ambiente novos fiscais defensores, e a Escola amplia a capacidade de educar com qualidade, para que a formação da sociedade obtenha cada vez mais pessoas vivendo em sintonia com a natureza, e consequentemente a sociedade conquista mais qualidade de vida.

As duas quartas séries que representaram o Município de Ibiam no programa “Escola no Campo”, orientados pelos Professores: Elaine Zanin Cordeiro, Sandra Trevisol e Cleber Fontana são formadas pelos alunos:

-Alexandre Gaiek Silva de Souza

-Aline Botegal Giusti