Criatividade em projetos aplicados na II Feira da Matemática

27/08/2010

 

         A cidade de Ibiam sediou na quinta-feira, (26/08), a II Feira de Matemática idealizada pelas Escolas de Educação Básica “Heriberto Hulse”, e Centro Educacional “Eliziane Titon”, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

A abertura presidida pelo Vice Prefeito Onei Gonçalves Padilha, que representou o Prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), em virtude do mesmo estar viajando por circunstâncias familiares, contou com a presença de autoridades regionais e locais, com destaque para Alaor Gotz – Diretor Geral da SDR da Regional de Campos Novos, além de Pais, Professores e da maior parte dos estudantes das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

 

Onei enalteceu o evento por entender que a Matemática estimula o pensamento do aluno e o conduz para o conhecimento. Para o Vice Prefeito, a disciplina é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar.

 

Alaor elogiou a organização e os trabalhos apresentados pelos alunos, que segundo ele, mostram a qualidade do ensino ministrado em Ibiam, além de proporcionar à comunidade estudantil e seus familiares conceitos e projetos sobre os valores da Matemática na vida das pessoas.

 

Para Izabel Dani Rinaldi- Diretora da Escola Estadual Heriberto Hulse, a Feira é apenas um instrumento a mais na busca da formação de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios da conquista da qualidade de vida. Izabel foi muito feliz ao lembrar que através da Educação é possível se construir um Município, um Estado e uma Nação melhor para se viver e com mais qualidade.

 

Marilene Valesan Borsoi – Secretária Municipal de Educação destacou a união das instituições de ensino (Estado e Município), na organização, planejamento e na execução da II Feira da Matemática, e disse estar satisfeita com os resultados, tanto pela qualidade e criatividade dos projetos apresentados, como pela presença da comunidade. De acordo com Marilene, a Feira estimula e envolve a comunidade no processo contínuo da melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática. “A feira de matemática é um processo educativo, científico e cultural, que visa promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para inovação, além de integrar novos conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem”, concluiu a Secretária.

 

Foram expostos aproximadamente 20 trabalhos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e  Médio. Projetos que mostraram ao público meios de economizar energia elétrica, dinheiro, preocupação com os recursos naturais, meio ambiente, métodos de aprendizagem, e tantos outros, capazes de mexer com a reflexão das pessoas na tentativa de conscientizar que através da matemática a vida pode ser mais simples e bela de se viver.

 

Tendo em vista a boa qualidade e excelente criatividade dos projetos apresentados, a equipe de avaliadores teve muito trabalho para selecionar os que representarão o município de Ibiam na fase regional que acontece no dia  17 de Setembro/2010, no Município de Vargem.

 Ao final do dia, a Comissão elegeu como os vencedores o projeto: Vamos às Compras – do 2º Ano do Ensino Fundamental- Séries Iniciais; o projeto:Consumo de Energia Elétrica num Aparelho Doméstico, da 8ª Série – Ensino Fundamental- Séries Finais e o projeto -Energia Mecânica Sustentável- Um Futuro Próximo e Próspero – apresentado pelo  2° Ano do Ensino Médio. 

Projetos Selecionados para Feira Regional

  Dia 17 de Setembro/2010 Município de Vargem -Ensino Fundamental- Séries Iniciais-              2º AnoProjeto: Vamos às Compras-Ensino Fundamental-Séries Finais- 8ª SérieProjeto:Consumo de Energia Elétrica num Aparelho Doméstico             -Ensino Médio – 2° Ano – Projeto:Energia Mecânica Sustentável-Um futuro próximo e próspero.