Trabalho Social ajuda de Estudantes de Ibiam com deficiência no aprendizado

06/08/2010

Alunos que fazem parte de um grupo de crianças com dificuldades no aprendizado e até mesmo no convívio social, da Rede Municipal de Ensino de Ibiam, está recebendo tratamento extraclasse, através da Psicóloga Alessandra Serato e da Assistente Social Daniela Alexandre, com acompanhamento do Conselho Tutelar.

 

Entre as atividades ministradas foi realizado na quarta-feira (04/08), visita ao Observatório Astronômico Domingos Forlin, na cidade de Videira, onde o grupo, além de conhecer o Observatório e a importância que ele tem para estudos sobre o Sistema Solar, a origem do Planeta Terra e o surgimento da Lua, conheceram outros pontos turísticos e culturais, como exemplos, o Museu do Vinho, a Igreja Matriz, e ainda puderam desfilar pelo shopping da cidade e entrar, para a maioria, em uma sala de cinema.

 

      Acompanhados da Assistente Social Daniela e da Conselheira Maria Gorette Rinaldi, os estudantes de Ibiam assinaram o livro de visitantes do Observatório,  que nos sete anos de existência já recebeu mais de 150 mil pessoas de 52 diferentes países, ficaram sabendo que o observatório está entre os três melhores do Brasil e que pode se conectar com a NASA, que é um importante centro de estudos do universo.

 

A visita ao observatório proporcionou a todo, a relação entre a teoria e a prática, método que proporciona maior qualidade e efetivação da aprendizagem dos alunos. Considerando que o grupo é formado por alunos que necessitam de atenção especial e de maior grau de dedicação dos educadores, o passeio com cara de aventura, pois fazia muito frio e choveu durante toda a visita, com certeza será um dia inesquecível.

  

“Construindo futuro melhor”

 

Com esta frase o grupo formado por 16 crianças, fazem parte de uma camada da sociedade carente de ajuda, para poder acompanhar o desenvolvimento educacional e social da Rede Pública de Ensino, vê no trabalho sincronizado da Psicologia e da Assistência Social, uma oportunidade para quebrar paradigmas e buscar a inserção social, tanto no ambiente familiar como da própria escola e sociedade.

 

Para as profissionais que atuam com o grupo, o importante é mostrar aos alunos o mundo como ele é, e ao mesmo tempo, tentar ensiná-los que a vida em sociedade é cheia de direitos e deveres. Trabalhos em grupo, relacionamento e comportamentos são tratados de forma clara e objetiva para que os alunos possam desenvolver suas aptidões  e habilidades, com responsabilidades, sem esquecer que seus direitos devem caminhar juntos com seus deveres.

 Para incentivar a criatividade e o compromisso, o grupo elaborou até mesmo um estatuto, com regras e normas, numa demonstração de que a família e a sociedade vivem de forma harmônica, desde que cada indivíduo tenha responsabilidades pelos seus atos e respeite limites impostos a coletividade.