Intensificação na vacinação contra Febre Amarela e VTV (Sarampo, Caxumba, e Rubéola).
A Secretaria de Saúde de Ibiam, informa para que, em mais uma ação de cuidado com os munícipes, traz um alerta para intensificação na vacinação contra Febre Amarela e VTV (Sarampo,Caxumba, e Rubéola).
Os casos de Febre Amarela no Brasil são classificados como febre-amarela silvestre ou febre-amarela urbana, sendo que o vírus transmitido é o mesmo, assim como a doença que se manifesta nos dois casos, a diferença entre elas é o mosquito vetor envolvido na transmissão.
Na febre-amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre-amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.
VTV A vacina tríplice viral, também conhecida popularmente como “vacina triviral”, é uma vacina que faz parte do calendário de vacinação administrada a partir dos 12 meses para proteger contra 3 doenças virais: sarampo; Caxumba; Rubéola.
Na composição da vacina estão presentes formas mais enfraquecidas dos vírus destas doenças que, embora não possam causar a infecção, são suficientes para treinar o sistema imunológico. A proteção conferida pela vacina inicia-se duas semanas após a aplicação e a sua duração geralmente é por toda a vida.
As doses serão aplicadas pelas profissionais de saúde todas as terças-feiras, das 08 h às 16 h.
#Ibiam#SecretariadeSaúde#Vacinação#FebreAmarela#VTV#Sarampo#Caxumba#Rubéola#Cuidado#Prevenção