Ibiam completa 15 anos de emancipação

A cidade de Ibiam completou na terça-feira, 20 de julho, 15 anos de emancipação política e administrativa. O primeiro núcleo habitacional que deu origem ao município surgiu no ano de 1920, com a chegada dos primeiros moradores, em sua grande maioria descendentes de imigrantes italianos e alemães, oriundos do Rio Grande do Sul, principalmente da região de Garibaldi e Bento Gonçalves.

A lei municipal nº 99/53, de 02 de maio de 1953 criou o distrito de Ibiam pertencente ao município de Tangará. Foi desmembrado em 20 de julho de 1995, data de sua criação. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1997.

Sua economia é baseada nas atividades da indústria de reciclagem de plástico, agrícolas e pecuárias, contando com mais de 400 propriedades rurais que praticam culturas diversificadas dentro das mais avançadas técnicas de cultivo e manejo do solo, com destaque para a integração com agroindústrias e cooperativas.

Hoje, segundo dados do IBGE, o município possui cerca de duas mil pessoas, está entre os onze municípios catarinenses com menor número de habitantes.  Porem, entre os oito municípios da SDR de Campos Novos, na qual pertence, com o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano),  e no cenário estadual,  ocupa lugar de destaque na geração de riquezas através do movimento econômico ocupando a posição de 188 entre os 293 municípios de Santa Catarina.

Ibiam está localizado no Planalto Sul Catarinense, confrontando ao sul com o município de Campos Novos, ao norte e leste com o município de Tangará, ao oeste com os municípios de Herval d´Oeste, Erval Velho e Ibicaré.Tem uma área de 147,33 Km², com altitude de 724m acima do nível do mar. No meio-oeste a 442 km de Florianópolis. O clima é o mesotérmico úmido, com verão quente e temperaturas médias de 17,5°C. A precipitação pluviométrica anual é entre 1.800 a 2.000 mm. O relevo é bastante acidentado e predominantemente terrenos fortemente ondulados.

O primeiro prefeito foi Martim Fontana, estando a frente da Prefeitura por duas gestões, e no ano em que está debutando, a cidade é administrada por Nelson Mario Grassi (Pila) e seu vice Onei Golçalves Padilha, que tambem estão no segundo mandato consecutivo.

Considerado ainda um município adolescente, Ibiam se orgulha dos avanços e conquistas de sua gente conquistado ao longo destes anos de vida pública independente. Para o prefeito Pila, os maiores ganhos trazidos pela emancipação foram às oportunidades das pessoas conquistarem mais qualidade de vida, com acesso a Saúde, Educação, estradas em boas condições de trafegabilidade, emprego e renda, seja na cidade ou na agricultura, que avança a passos largos, graças ao trabalho sério das famílias e da parceria com fortes agroindústrias e sistema cooperado, que está colocando Ibiam em destaque  no desenvolvimento sócio econômico regional.

Com a emancipação vieram o asfalto, a escola de qualidade, serviços de correios, bancos, telefonia fixa e móvel, internet, órgãos de segurança, lazer e infraestrutura,  que aos poucos ajuda as pessoas viverem cada vez melhor e mais feliz.

Na visão administrativa do Executivo Municipal, muita coisa foi feita, desde o primeiro dia de Município até hoje. “Todos tiveram papel importante nesta jornada. Foram lutas e batalhas conquistadas pela população e por todos os partidos políticos, que no início deram uma grande contribuição para que Ibiam conquistasse independência administrativa e política”, disse o Prefeito.