IDEB 2009 mostra evolução na Educação de Ibiam

16/07/2010

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino em âmbito nacional, mostra evolução no campo educacional das séries iniciais da rede municipal de ensino de Ibiam. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Foi o que aconteceu em Ibiam, pois, em 2007, o índice do município já era de 5,0, saltou em 2009 para 5,3, bem próximo dos 5,6 projetados para atingir em 2011 e 5,8 em 2013. Para a Administração Municipal o crescimento constante é um reflexo de um conjunto de ações, envolvendo direção, professores, alunos e pais.

Para a secretária municipal de Educação, Marilene Valesan Borsoi, os resultados do IDEB 2009 representam um avanço muito grande para o Centro Educacional do Município e são frutos dos investimentos realizados pelo governo municipal.

Segundo ela, além de melhorar a infra-estrutura da escola, com oferta de programas e serviços, a Secretaria Municipal de Educação também tem investido continuamente na melhoria da parte pedagógica, com incentivos à formação e valorização dos educadores.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.